O que é benchmarking e como se destacar da concorrência?

O que é benchmarking e como se destacar da concorrência?

Ao abrir uma empresa, é comum que os empreendedores façam o chamado plano de negócios, para saber se os investimentos serão viáveis. E um dos pontos desse planejamento é o estudo sobre o mercado. Só que o estudo mercadológico precisa ser permanente. Diante desse contexto, precisamos entrar no assunto sobre o que é benchmarking

Você já tinha ouvido falar nesse termo? Em tradução, para o português, ele significa: ponto de referência. O mais importante é que ele pode te ajudar a aprimorar os seus produtos ou serviços e, com isso, destacar a sua empresa no mercado de trabalho. 

Entenda mais sobre o assunto por aqui e veja como fazer a sua análise!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooh!

O que é benchmarking?

Benchmarking, basicamente, é a tarefa de comparar os processos e resultados da sua empresa com outras instituições (de ramos iguais ou diferentes). 

Ou seja, é fazer uma comparação entre a sua marca e a dos concorrentes. 

Já o objetivo disso é notar possíveis melhorias — relacionadas à postura de marca, processos, tarefas — da sua própria empresa e, depois, poder equiparar ou, até mesmo, conquistar uma performance melhor do que a da concorrência. 

Os objetos de estudo podem ser diferentes, é possível, por exemplo, usar os produtos ou serviços como comparação. 

Qual a importância de fazer um benchmarking?

Agora que você já sabe o que é benchmarking, podemos falar mais sobre a importância desse tipo de estudo. 

A essência da análise é abrir o horizonte dos empreendedores e fazer com que eles identifiquem novas oportunidades de expansão e sucesso para os negócios. 

Pense: quando você compara um produto da sua marca com a do concorrente, que lidera as vendas, é viável: 

  • perceber o que falta no seu produto — seja em termo de matéria-prima ou processo de fabricação;
  • qual o principal diferencial do concorrente e como é possível superar isso;
  • definir metas ousadas, mas sem tender à impossibilidade;
  • definir ou restabelecer processos;
  • melhorar os tipos de anúncios para o público-alvo;
  • aprimorar a linguagem utilizada na divulgação do produto; 
  • entre outros pontos. 

O que deve ser analisado no processo de benchmarking?

Ainda, neste conteúdo sobre o que é benchmarking, precisamos destacar quais são os fatores a se analisar.

O ideal é que você, primeiramente, separe quais concorrentes deseja investigar. Em seguida, vem a tarefa de definir quais são os pontos diferenciais para a sua marca (por exemplo: capacidade de produção e quantidade de vendas). 

A partir disso, basta coletar, interpretar e analisar os dados referentes a tempo gasto na fabricação dos produtos e número de vendas, em determinado período. 

o que e benchmarking

Aprenda a fazer benchmarking na prática: um passo a passo

No parágrafo anterior, já demos alguns sinais de como é possível dominar não só o que é benchmarking, mas também como praticá-lo. 

Veja mais alguns detalhes, nesse passo a passo: 

Selecione até três concorrentes que gostaria de monitorar

Pense em três concorrentes que são grandes referências para você, seja em questão de número de vendas, representatividade de marca, geração de engajamento nas redes sociais, enfim. 

O mais importante é fazer esse recorte (já que estudar o mercado como um todo seria extremamente trabalhoso) e passar a analisar as atitudes e os resultados que da concorrência. 

Para facilitar, você também pode concentrar os estudos em um determinado espaço de tempo (uma semana, um mês, um trimestre, enfim). 

Estabeleça os indicadores de análise: qualitativos e quantitativos

Pensou em quais concorrentes você quer analisar? Agora, é a hora de estabelecer os parâmetros a serem interpretados. 

Uma análise mais completa deve levar em consideração fatores qualitativos e quantitativos. 

Por exemplo, dá para estabelecer um comparativo sobre quantas pessoas são impactadas por seus anúncios e quantas, de fato, chegam a realizar conversões (compras de produtos ou serviços). 

Depois, veja quais são os indicadores dos seus concorrentes e, ainda, como superá-los. 

Use ferramentas que te auxiliem no processo de análise

Quando falamos sobre o que é benchmarking, os dados precisam ser considerados como ponto-chave. Ou seja, sem uma boa coleta, fica impossível fazer análises eficientes. 

Então, nada mais lógico do que usar ferramentas que possam ajudar na seleção, interpretação e análise dos dados, concorda? 

Alguns bons exemplos — para quem divulga e vende, pela internet — são as próprias ferramentas do Google, como Google Analytics e Google Search Console. Ambas permitem ver o número de visitantes, conversões e páginas mais acessadas de um site. 

Outros exemplos são as páginas de análise do Facebook e Instagram (disponíveis para contas comerciais). 

Identifique os pontos fortes e fracos do concorrente

Como a intenção é se destacar no mercado, também é essencial fazer um levantamento dos pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. A partir disso, você já pode criar suas metas. 

Defina as ações, sempre pensando em como superar a concorrência (tanto os pontos fracos como os pontos fortes). 

Faça uma comparação de análise da sua empresa e dos concorrentes

O benchmarking permite que você analise pontos avulsos, por exemplo, estudar somente o números de vendas do mês e do trimestre (seus e dos concorrentes). 

Mas, também vale muito ir além, já pensou em fazer uma análise do todo? 

Dá para estudar, ainda, as formas de comunicação, os tipos de campanhas de marketing usadas na divulgação dos produtos, o tom de voz da marca e outros pontos que sejam valiosos. 

Crie estratégias com base nos pontos fracos dos seus concorrentes

Os pontos fortes dos seus concorrentes são mais difíceis de bater. Então, por que não, em um primeiro momento, focar nos pontos fracos? 

Veja quais são essas limitações e, a partir disso, crie as suas estratégias de ação. Por exemplo, você identificou que os anúncios da concorrência não são tão bons assim? 

Fica a sugestão de apostar em mensagens que conquistem mais atenção do público. Podem ser por meio de vídeos, animações e outros recursos que trabalhem mais os gatilhos mentais. 

O que deve ser evitado em um processo de benchmarking?

Tão importante como saber o que fazer no benchmarking, é entender o que deve ser evitado. Assim, dá para descartar perda de tempo, de trabalho e, ainda, possíveis interpretações equivocadas sobre os seus concorrentes e sua própria empresa. 

Então, aqui vão algumas ações que NÃO devem ser seguidas: 

  • pegar dados irrelevantes para o seu negócio; 
  • não encarar o benchmarking como um exercício permanente e feito em ciclos;
  • deixar de definir metas e planos de ação, a partir do que foi analisado no benchmarking;
  • criar metas inatingíveis;
  • não focar, primeiramente, nos pontos fracos dos concorrentes. 

o que e benchmarking admooh

Veja como se destacar da concorrência com a adMooH

A adMooH tem uma grande solução para te ajudar a se destacar no mercado. 

Nós estamos falando da plataforma de mídia programática em DOOH. Por meio dela, é possível exibir seus anúncios em telas DOOH espalhados pelos quatro cantos do Brasil

Crie grandes campanhas de anúncios, aqueles realmente impactantes e memoráveis! E anunciar na adMooH é fácil. A empresa permite que você selecione desde o horário até os locais onde as mídias devem rodar. 

E aos veículos DOOH e donos de telas, a conexão com a mídia programática pode te colocar à frente da concorrência ao fazer a ponte com anunciantes e agências multinacionais e até regionais. Mais um agente contra telas ociosas!

Além disso, é possível analisar tanto o seu investimento quanto a audiência gerada por meio dos anúncios — tudo isso em tempo real. 

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooh!

Conclusão

Neste conteúdo, a respeito do que é benchmarking, nós falamos sobre como comparar a sua empresa com a de concorrentes pode ser benéfico para os negócios. 

Afinal, a observação e interpretação evidenciam os pontos positivos e negativos da concorrência. A partir disso, você pode estabelecer metas, definir ou recriar processos e desenvolver planos de ação para superar as outras marcas. 

Muito além desse estudo, conte com a alta tecnologia para impactar mais seus clientes e, assim, sair à frente da concorrência. 

Conheça mais da adMooH e veja como anunciar em DOOHs, de forma prática, segura, transparente e com excelente custo-benefício! 

Comentários