Employer Branding: como criar uma marca empregadora de sucesso

Employer Branding: como criar uma marca empregadora de sucesso

O que os profissionais pensam sobre sua empresa nunca teve tanta relevância. Atrair e reter talentos têm sido uma tarefa bastante acirrada, e é aí que entra o employer branding – a construção e manutenção da “marca empregadora” da sua empresa.

Isso porque construir uma marca empregadora atraente é uma ferramenta poderosa para criar – e, ainda mais importante, manter – times realmente vencedores.

Nesse sentido, o Employer Branding é um dos conceitos mais importantes, e este tem chamado a atenção de líderes, gestores e recrutadores.

Acompanhe esse artigo especial que preparamos e descubra na prática como criar uma marca empregadora de sucesso!

Mas afinal, o que é Employer Branding e por que ele é importante?

Employer branding é o processo de gerenciar, manter e promover a reputação de uma empresa como um ótimo lugar para se trabalhar, seja para candidatos a uma nova vaga ou para os colaboradores já existentes.

Em outras palavras, o Employer Branding é responsável por passar os valores, a personalidade e as qualidades da sua empresa de forma atraente para o seu público-alvo.

Esse conceito abrange tudo o que um funcionário procura em um empregador, incluindo a remuneração, mas também as coisas intangíveis que diferenciam sua organização, como a qualidade e o bem-estar no ambiente de trabalho.

O acesso à informação nunca esteve tão fácil, e é claro que cada um aproveitará isso da melhor forma para si. Ou seja, pesquisar empregos e empregadores que ofereçam melhores condições é algo recorrente.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Harvard Business Review, empresas com má reputação estão enfrentando uma grande dificuldade para atrair candidatos e precisam pagar pelo menos 10% a mais por contratação.

Além disso, 92% dos colaboradores atuais consideram sair, se lhes for oferecido um emprego em uma empresa com melhor reputação.  Esse é o poder do employer branding.

Isso reforça a importância de ter uma boa estratégia de marca, para atrair e reter os talentos ideais.

Como construir uma boa estratégia de Employer Branding?

Os elementos para construção de uma estratégia de Employer Branding podem variar de empresa para empresa. No entanto, algumas etapas são fundamentais e devem ser seguidas por todas as organizações.

Vamos agora dar uma olhada nas 6 etapas principais para que sua estratégia seja bem-sucedida!

1. Entenda como sua empresa é percebida atualmente

Alguns questionamentos são fundamentais para entender como sua empresa é percebida atualmente, seja por pessoas internas ou externas. Veja:

  • O que seus funcionários diriam a um amigo sobre a sua empresa?
  • Quais são os pontos positivos e negativos de trabalhar nela?
  • O que torna sua organização diferente de outros empregadores do setor?
  • O que os ex-colaboradores pensam sobre ela?

Portanto, é muito importante realizar pesquisas confidenciais com a equipe, e até mesmo contratar uma auditoria, para analisar a percepção da sua marca em diferentes locais. Esse feedback vai ajudar a desenvolver uma estratégia realista.

2. Defina seus objetivos

Depois de analisar e entender os principais pontos negativos e positivos da sua empresa como empregadora, é hora de definir os objetivos da sua estratégia de Employer Branding.

Entre os mais comuns, podemos listar:

  • Atrair mais candidatos qualificados para as vagas oferecidas;
  • Aumentar o engajamento no processo de recrutamento e seleção;
  • Gerar mais credibilidade com funcionários e candidatos;
  • Aumentar a taxa de aceitação de oferta;
  • Reduzir a rotatividade de colaboradores;
  • Otimizar o tempo e o custo por contratação.

Mas atenção! Certifique-se sempre de que seus objetivos estejam alinhados com as necessidades do seu negócio.

3. Tenha uma uma proposta de valor

Quando os candidatos procuram uma vaga, não se limitam apenas ao valor do salário. Na maioria das vezes, eles terão dúvidas sobre os benefícios, cultura de trabalho, colegas, estrutura interna e muito mais.

Para comunicar tudo isso de forma clara, você precisa criar uma proposta de valor, também conhecida como EVP (Employee Value Proposition).

Um EVP é um documento que descreve vários aspectos como: políticas de promoções, plano de carreira, autonomia no ambiente de trabalho, flexibilidades, práticas de avaliação e feedback, entre outros pontos. Por isso, o mesmo é essencial.

4. Defina os perfis

Para tornar as campanhas de Employer Branding mais personalizadas e eficientes, é importante definir e entender melhor com quem você está falando.

Um perfil de colaborador ideal, deve considerar não apenas dados demográficos, mas também habilidades, experiências e aspirações. 

Para construção dessas personas, procure entender:

  • Quais áreas eles têm mais conhecimento e experiência?
  • Quais são seus principais traços de personalidade?
  • O que os motiva?
  • Quais canais eles usam para procurar oportunidades?
  • Por onde se atualizam na área de atuação? 
  • Quem influencia suas decisões?

Com cada um desses pontos analisados, é hora de seguir para o próximo passo!

5. Crie uma estratégia de conteúdo

Visando construir uma marca empregadora de sucesso, você deve listar os canais relevantes que podem ser utilizados para comunicar sua mensagem.

Isso inclui desde as redes sociais da empresa, até o seu site, blog, página de carreiras e os canais de comunicação interna.

Em todos esses canais, é preciso desenvolver uma estratégia de conteúdo capaz de chamar a atenção do seu público-alvo.

Por exemplo: se você está falando com um perfil de candidato que valoriza a colaboração no ambiente de trabalho, você pode usar essa informação para criar um pequeno vídeo de sua equipe trabalhando em conjunto, para postar nas redes sociais.

6. Envolva os funcionários atuais

As campanhas de Employer Branding mais eficazes são aquelas que envolvem os próprios colaboradores da empresa em sua concepção. Isso porque os mesmos têm um grande poder de aumentar a confiança no local de trabalho, ao relatar sua experiência.

Mas como fazer com que os funcionários se engajem como embaixadores da sua marca? 

Sem dúvida nenhuma, uma das melhores estratégias é utilizar os canais de comunicação interna para incentivar e divulgar essa participação.

Uma das tecnologias mais utilizadas para isso é o Mural Digital, onde através de telas digitais posicionais nos principais pontos da empresa, você consegue divulgar conteúdos que valorizam os funcionários abrindo espaço para suas histórias e reconhecimento de seu trabalho, dando voz a seus funcionários!

A adMooH Corp, inclusive, oferece um software de Mural Digital que é perfeito para essa necessidade. Clique no link a seguir e conheça! https://site.admooh.com/admooh-corp-produtos/

Conclusão

Para concluir, reforçamos que construir uma estratégia de Employer Branding, pode muitas vezes parecer algo complicado e inalcançável, mas tenha certeza que com dedicação, você conquistará uma reputação brilhante através desse trabalho.

E se você ainda não dedicou tempo e recursos para construir sua marca empregadora de sucesso, não há melhor momento para começar do que hoje.

Até a próxima!

Comentários