Estratégias para melhorar o gerenciamento de filas do seu estabelecimento

Estratégias para melhorar o gerenciamento de filas do seu estabelecimento

Olá pessoal! Tudo bem?

Hoje vamos começar com uma frase clássica que vai definir todo o conceito deste artigo: Tempo é dinheiro. E a pior sensação que podemos ter é quando sabemos que estamos perdendo tempo.

O que dizer, então, do tempo de espera? Aquele que te leva a pensar em como você poderia estar fazendo mil coisas ao invés de estar esperando seu nome ser chamado em um banco, sua mesa em um restaurante enquanto a fome não passa… 

Bom, todos nós sabemos que, por vezes, estas situações não poderão ser contornadas. Por isso, os estabelecimentos devem fazer o possível para que ele passe da melhor forma possível. 

Vamos falar dela – a famigerada fila de espera!

A fila sempre gera dois sentimentos nos proprietários de um estabelecimento: a satisfação por seu empreendimento ser procurado pelos clientes, e, ao mesmo tempo, o medo de que estejam insatisfeitos com a demora no atendimento.

E essa situação passa a ser um problema de saúde pública quando analisamos o atual cenário de pandemia. As longas filas de espera em função da vacina, por exemplo, acabam expondo os cidadãos ao risco de infecção em função da proximidade entre pessoas enquanto aguardam sua vez(e inclusive por isso tem virado assunto de debates). Imagine então esta situação em um estabelecimento fechado com pessoas aglomeradas em uma longa fila de espera. Isso pode gerar até mesmo multas para o estabelecimento.

Vamos apresentar algumas estratégias para reduzir o tempo (e a fila) de espera, além de dicas para melhorar a experiência do cliente. Acompanhe!

Tenha um local confortável para a fila de espera

Pode parecer básico, mas a área de espera do seu estabelecimento precisa ser ampla e confortável em especial.

Investir na experiência de espera com iluminação, climatização e ventilação, mobiliário, entretenimento e até mesmo na venda de bebidas e entradas (no caso dos restaurantes), faz com que a espera seja muito mais agradável. Neste último caso, é até possível aumentar seu ticket médio, pois o cliente já estará consumindo seus produtos antes de conseguir uma mesa. 

Organize e entretenha com um software de gerenciamento de filas

Uma tendência que está em forte crescimento é o uso de softwares para o gerenciamento de filas. Abandonar (finalmente) o velho caderninho de anotações e os gritos, colocando no lugar algo realmente tecnológico e eficiente, deixa seu estabelecimento muito mais moderno e organizado.

Um bom exemplo é aplicar telas integradas com softwares de gerenciamento que podem ser instaladas no local de espera, oferecendo uma experiência completa para o cliente da seguinte forma:

Em parte da tela, o cliente pode acompanhar o andamento de sua posição na fila em tempo real, evitando pensamentos tensos e impacientes como: “Será que minha vez está chegando?”, “Quanto tempo ainda falta?”. Esta parte da tela, além de tirar as dúvidas do cliente, deixa o processo de espera mais transparente e eficiente.

Já em outra parte geralmente maior da tela, o estabelecimento consegue exibir conteúdos relevantes, como notícias, canais de TV, entretenimento, promoções e até anúncios externos. Esta é uma boa forma de prender a atenção do cliente para que sempre fique atento à sua posição e não perca sua vez, melhorando tanto a eficiência quanto a experiência da espera.

Tudo isso integrado a um mesmo sistema que, além de tudo isso, oferece dados precisos sobre as filas como a média do tempo de espera, quantas pessoas foram atendidas e até mesmo o volume de atendimentos por colaborador. Desta forma, o estabelecimento pode analisar e melhorar seu processo com muito mais exatidão, reduzindo ao máximo os pontos que podem gerar reclamações.

A adMooH, através da adMooH Corp, oferece esse tipo de solução com o seu software de gerenciamento de filas. Caso tenha alguma dúvida, é só entrar em contato com nosso time comercial. Será sempre um prazer entender a sua necessidade e desenvolver um projeto personalizado.

Treinamento de pessoas – mais agilidade e cordialidade no atendimento

Quem já passou por uma situação desagradável com o atendimento em um estabelecimento, sabe do que estou falando. Esse é um dos principais motivos, se não o maior motivo para que um cliente nunca mais volte ao local.

É essencial que toda a equipe envolvida esteja muito bem treinada para que os clientes sejam sempre bem recebidos e tenham todas as orientações necessárias para esperarem com maior tranquilidade.

Dessa forma, eles se sentem acolhidos e a primeira impressão que têm sobre o local não fica prejudicada. Com certeza, você já escutou a expressão “A primeira impressão é a que fica”, certo? Pois então – desvie desta possibilidade!

Para concluir, queremos reforçar uma mensagem com vocês!

Não deixe de conhecer bem o seu público e adequar o seu atendimento a ele. Isso faz com que diversos problemas sejam evitados e que a relação entre marca e cliente se fortaleça dia após dia.

Novamente, lembre-se: Tempo é dinheiro. Evite qualquer experiência que faça o cliente (e consequentemente, o estabelecimento) perdê-lo!

Abraço! 

Comentários