Gestão de resultados interna: estratégias para implementar na sua empresa

Gestão de resultados interna: estratégias para implementar na sua empresa

Grande parte das empresas tem planos ambiciosos de crescimento, mas na maioria delas, existe uma desconexão entre a formulação e a execução de uma estratégia.

Por isso, a gestão de resultados interna tem se tornado cada vez mais essencial, para que as corporações consigam obter resultados reais e atinjam as metas mais altas. No artigo de hoje vamos falar sobre as estratégias que você pode utilizar para implementar este conceito modelo na sua empresa. Acompanhe!

De onde vem e o que é o conceito da gestão de resultados interna?

Trata-se de um conceito originado na década de 50 no livro “The Practice of Management” – ou “A Prática da Gestão”, em tradução livre – do autor Peter Drucker. A obra foi pioneira por retratar a gestão como algo completo, enquanto o ato de ser gestor é mostrado separadamente. 

Em resumo, esse conceito traz uma nova forma de administrar negócios, que busca priorizar os resultados em todas as ações, de todos colaboradores que nele atuam.

O objetivo final será sempre o de melhorar o desempenho organizacional, e claro, os resultados da empresa.

Para Drucker, com a gestão é possível avançar um passo de cada vez, de forma contínua, para que o ambiente seja sempre produtivo. 

Quais os benefícios da gestão de resultados interna?

A gestão de resultados transforma os números em informações e tem os resultados como principal foco. Implementar esse conceito sua empresa agrega diversas vantagens:

Equipe motivada

Toda a equipe estará se esforçando para alcançar uma meta bem definida (e possível de ser alcançada), que irá trazer benefícios financeiros não só para a empresa, mas também para os colaboradores, o que aumenta inclusive a retenção de talentos.

Foco nas ações

Quando os objetivos da empresa ficam mais claros, evita-se o desperdício de tempo e de recursos, aumentando a produtividade. Como estão a par das atividades e resultados, você verá que os colaboradores trabalharão com maior empenho e foco.

Redução de erros

A gestão de resultados demanda uma boa comunicação interna e um bom relacionamento entre os funcionários, isso significa uma redução de erros significativa, já que a circulação das informações será melhor e o feedback também, o que impacta nos processos e na qualidade dos trabalhos realizados.

Avaliações mais úteis

Ter uma clareza dos resultados com um monitoramento interno constante, faz com que a organização saiba quais ações precisam ser tomadas no curto, médio e longo prazo. O gerenciamento baseado em evidências substitui os “achismos”, tão comuns nas empresas hoje em dia.

Como implementar na sua empresa?

A gestão de resultados interna deve obedecer a 5 principais etapas para ser aplicada:

  • 1) Revisão dos objetivos da empresa

É importante revisar quais são os objetivos atuais da empresa, analisando também sua missão, visão e valores. É preciso que os gestores tenham uma visão mais ampla nesse momento e não pensem somente no agora.

  • 2) Definição dos objetivos e tarefas de cada um

Todos os setores da organização devem trabalhar juntos em prol de uma mesma meta: alcançar os propósitos da empresa. Para isso, é muito importante analisar as tarefas e responsabilidades de cada colaborador, além de definir os objetivos individuais.

  • 3) Monitoramento do processo

O monitoramento do processo é essencial para que os resultados buscados sejam atingidos de forma rápida e eficiente. Com certa frequência, reúna líderes de equipe e liderados para avaliarem juntos as atividades desempenhadas até então e compará-las com os objetivos determinados. 

  • 4) Avaliação crítica de desempenho 

Esta etapa consiste em uma avaliação crítica do desempenho dos colaboradores, tanto individual, quanto coletivamente. Os objetivos acordados foram atingidos? Quais foram as dificuldades encontradas? O que impediu um crescimento maior? 

  • 5) Recompensas

Quando o objetivo é alcançado com sucesso, os colaboradores devem ser recompensados por seus esforços. Dê recompensas como uma forma de incentivá-los a repetirem esse comportamento positivo.

Como a comunicação interna otimiza a gestão de resultados?

As melhores estratégias de comunicação interna fazem mais do que simplesmente gerenciar e distribuir informações. Eles podem promover um ambiente envolvente com relacionamentos baseados na confiança. Essa confiança, por sua vez, cria uma forte cultura empresarial.

Quando os funcionários acreditam na empresa e estão engajados nas suas iniciativas e metas, geralmente são motivados pelo trabalho, mais leais à organização e mais propensos a serem defensores da marca.

O Mural Digital é um exemplo de ferramenta que tem o dinamismo e a interatividade necessárias para a gestão de resultados, pois pode ser posicionado em pontos estratégicos da empresa e apresentar dados em tempo real das ações.

Entre as suas vantagens está a rapidez e agilidade na produção e veiculação das mensagens, forte apelo visual, diminuição de gastos com impressão e papel e a possibilidade de explorar e exibir apps dinâmicos, como uma tela do sistema de desempenho interno da sua empresa.

Dessa forma, qualquer colaborador consegue monitorar e acompanhar a evolução dos objetivos estabelecidos.

Para finalizar, destacamos a importância de estabelecer um canal de comunicação eficiente entre todos os funcionários. Um diferencial que coloca sua empresa em um outro patamar de relacionamento e gestão.

Aproveite todos os insights apresentados neste artigo e aplique para obter excelentes resultados.

Até a próxima!

Comentários