Por que (e como) grandes anunciantes chegarão a veículos de mídia indoor e DOOH de todos os tamanhos?

Nos últimos anos, a publicidade Digital Out Of Home (DOOH) tem se consolidado como um dos mais eficazes meios pra impactar audiências.
No Brasil, diferente de outros países, o cenário é ainda mais empolgante. Sabe por quê?
Nós temos centenas, senão milhares de empresas de DOOH espalhadas pelo país, para além dos gigantes do eixo das capitais.
No entanto, onde se concentram os gigantes, se concentram os anunciantes. O cenário fragmentado do DOOH no país e, combinado com prazos apertados, não era convidativo.
Quem está nesse mercado, sabe que há uma dúvida praticamente eterna entre proprietários de veículos de mídia indoor e DOOH espalhados pelo Brasil: como atrair grandes anunciantes, independentemente do porte do meu veículo?
Com o caminho que aparece daqui pra frente, podemos dizer que a resposta estará em 3 pontos principais: audiência, ocasião de impacto e regionalização. E é aqui que algumas peças-chave entram nessa história.
Continue a leitura pra entender melhor como o seu veículo DOOH pode ser visto pelos grandes anunciantes, de igual pra igual, mesmo que o seu inventário de telas não seja assim tão grande!
A revolução da compra de mídia DOOH: o que mudou?
Em geral, a compra de mídia DOOH sempre foi feita com uma proposta com quantidade de telas e na localização delas – fora roteiros, pacotes e afins. Hoje, essa lógica já mudou bastante: cada vez mais, as marcas querem comprar por audiência.
Isso significa que um veículo com poucas telas, mas que se encaixe no público da campanha, pode ser o que faltava mesmo em grandes campanhas.
Esse aspecto já era importantíssimo, mas ele tem se tornado cada vez mais acessível por conta da plataformização da compra e venda de mídia DOOH e do DOOH Programático (pDOOH).
Esse modelo já é amplamente utilizado nos principais mercados de DOOH do mundo, como EUA e Inglaterra, onde já temos anúncios em telas digitais que são comprados e exibidos automaticamente, quase que em tempo real.
E no Brasil, felizmente, as plataformas e o pDOOH estão despontando!
Para os veículos, isso representa uma grande oportunidade: estar bem configurado dentro de uma plataforma de venda de anúncios DOOH garante maior exposição para anunciantes que buscam atingir públicos específicos, e não escolher um ou outro veículo a dedo.
Se essa plataforma também te conectar à mídia programática, como a adMooH faz, você está ainda mais amparado.
Isso porque estar conectado à mídia programática significa estar disponível para anunciantes exclusivamente digitais. Agências digitais, marcas que compram mídia apenas através de DSPs (como Google DV360, Vistar Media, entre muitas outras), conseguem inserir as telas de veículos DOOH em suas campanhas em poucos cliques.
Isso abre um novo horizonte de oportunidades tanto para os anunciantes quanto para os proprietários de telas, que podem rentabilizar melhor seus espaços na grade, sem a necessidade daquelas negociações demoradas e processos manuais, que tomam tempo (e muito, aliás).
A importância da audiência na publicidade DOOH
Bom, mas se um anunciante busca impactar consumidores de forma realmente eficiente, ele precisa considerar pelo menos três fatores fundamentais:
-
Audiência correta
Não basta ter telas em locais estratégicos; elas precisam estar alinhadas com o perfil do público-alvo da marca.
Nesse sentido, anunciantes que priorizam locais onde seus consumidores potenciais estão, garantem uma maior taxa de engajamento.
Um estudo da Kantar IBOPE Media (2023) aponta que o OOH atinge cerca de 89% da população brasileira, comprovando a enorme abrangência da mídia externa e a capacidade de atingir em cheio um público-alvo específico.
-
Ocasião de impacto
Outro ponto muito importante é que o momento em que o anúncio aparece influencia diretamente na conversão.
Por exemplo, um anúncio de café faz mais sentido pela manhã; um de cerveja, no happy hour.
E saber aproveitar esses momentos certos, que tecnicamente chamamos de micro momentos na publicidade, é fundamental para o sucesso de qualquer campanha.
-
Regionalização
Por fim, grandes marcas não falam apenas com públicos genéricos. Isso é um grande mito, aliás!
A personalização da mensagem conforme a localização é essencial para criar conexões mais autênticas.
Em alguns estados, cidades ou até mesmo bairros específicos, certos produtos e serviços fazem mais sentido, e adaptar-se a essa realidade aumenta a eficiência na mídia DOOH.
Como os dados impulsionam os anúncios em telas digitais
Outro fator determinante são os dados sobre o público que interage com as telas dos veículos.
Plataformas como a adMooH, permitem aos anunciantes analisar informações detalhadas para segmentar melhor as campanhas. É o caso de dados sobre o fluxo de pessoas em um local com tela e o perfil demográfico delas.
Esses insights são extremamente valiosos para que os anunciantes ajustem suas campanhas e maximizem a efetividade de seus anúncios.
Por que conectar seu veículo à adMooH?
A adMooH é o primeiro marketplace de DOOH do Brasil e é uma das pioneiras na compra e venda programática de anúncios em DOOH no Brasil, permitindo que veículos de todos os tamanhos se disponibilizem para anunciantes sem fricção.
Seja 1 tela, 20 telas ou 200 telas, você pode atingir o público que o anunciante precisa. Então é bastante importante conhecer sua audiência e as telas configuradas corretamente na plataforma.
A descentralização da compra de mídia permite que qualquer anunciante, de qualquer setor, possa direcionar campanhas segmentadas para os públicos corretos, ampliando as possibilidades de monetização dos veículos de DOOH.
Isso significa que, ao se conectar à adMooH, seu inventário de telas se torna visível para uma grande rede de anunciantes, o que faz com você tenha uma maior possibilidade de preencher os espaços de exibição e aumentar a rentabilidade do seu veículo DOOH.
Como aumentar as chances de suas telas serem escolhidas pelos anunciantes?
Como falamos anteriormente, nos mercados mais avançados de DOOH, os anúncios entram no ar de forma praticamente instantânea. E para que seu veículo seja considerado pelos grandes anunciantes, é essencial manter todas as informações de suas telas atualizadas.
Se suas telas estiverem corretamente cadastradas na adMooH, com fotos, dados de audiência e localizações bem definidos, elas serão encontradas quando os anunciantes buscarem o público ideal para suas campanhas. Ou seja, independentemente do porte do seu veículo, o principal critério para atrair grandes marcas é garantir que sua tela seja relevante para a audiência que elas procuram.
Outro benefício de manter seus dados atualizados é a otimização dos espaços de mídia disponíveis. Campanhas podem ser ajustadas automaticamente com base na demanda, horários de pico e padrões de interação do público, garantindo um uso mais eficiente e lucrativo da sua infraestrutura de exibição.
Compra por audiência: o futuro do DOOH está aqui
O crescimento do DOOH não é por acaso. Grandes anunciantes estão entrando nesse segmento por dois motivos principais:
- Facilidade e rapidez na compra: Plataformas programáticas permitem campanhas ágeis, sem necessidade de negociação direta com cada veículo.
- Eficiência na segmentação: As marcas agora compram mídia baseando-se em quem elas querem impactar, e não na quantidade de telas disponíveis.
Isso significa que quanto mais alinhadas suas telas estiverem à audiência buscada pelos anunciantes, mais oportunidades de negócios você terá.
A evolução do DOOH também permite uma análise aprofundada do desempenho das campanhas.
A capacidade de mensuração em tempo real garante que os anunciantes ajustem suas estratégias conforme necessário, otimizando o retorno sobre o investimento e maximizando a eficácia das campanhas.
Isso beneficia diretamente os veículos de DOOH, pois a confiabilidade dos dados fortalece ainda mais o valor da mídia digital out of home no planejamento de grandes marcas.
Segundo levantamento divulgado no Metrópoles em 2024, 43% dos profissionais de marketing brasileiros já estão realocando orçamentos de outros canais digitais para o pDOOH, enquanto 29% transferem fundos de canais tradicionais. Além disso, 17% dos anunciantes estão destinando orçamentos totalmente novos para esse formato, reforçando seu potencial de crescimento.
Por fim, um checklist para ser melhor visto pelos grandes anunciantes na adMooH:
- Cadastre-se na adMooH e mantenha suas telas sempre atualizadas.
- Certifique-se de que suas telas possuem informações detalhadas sobre audiência e localização, além de fotos.
- Entenda que o valor da sua tela está na audiência que ela entrega, não no seu tamanho ou quantidade.
- Acompanhe métricas de desempenho e ajuste suas estratégias para maximizar a rentabilidade.
O mercado DOOH está se tornando cada vez mais estratégico e digital. A capacidade de segmentação por audiência, otimização em tempo real e a compra programática são tendências que vieram para ficar.
Se você quer garantir que seu veículo seja encontrado pelos maiores anunciantes do mercado, a hora de se conectar à adMooH é agora. Aproveite o boom dessa revolução também!