Software e Hardware: Qual a diferença e importância no DOOH?

Software e Hardware: Qual a diferença e importância no DOOH?

Olá, pessoal. Tudo bem?

Recentemente, o nosso CEO, Christian Pinheiro, esteve envolvido em uma discussão muito interessante sobre o mercado de players de DOOH e estabilidade de software. Isso trouxe, à tona, um tema que há muito tempo queríamos abordar. Então acreditamos que este seja um bom momento para falarmos sobre software e hardware. Vamos lá?

Neste conteúdo, você vai poder conferir os seguintes tópicos: 

  • O que é software?
  • E o que é o hardware;
  • Quais as principais diferenças entre software e hardware?
  • Importância de um bom software para o mercado DOOH.
  • Cuidados ao investir em um software e hardware no mercado DOOH.

Continue por aqui e aproveite todas as dicas para o seu negócio em DOOH!

Conheça a solução de software para DOOH programático ao seu alcance!  

O que é software?

Antes de entrarmos na discussão que pautou este conteúdo, precisamos deixar claro do que se tratam os termos software e hardware. 

Partindo do primeiro então: um software trata-se de um conjunto de códigos específicos e desenvolvidos para um ou mais tipos de tecnologias. Já o objetivo dele é fazer com que equipamentos tecnológicos funcionem de determinadas maneiras. 

Vamos usar um exemplo: a adMooH possui um software para gestão de conteúdo em DOOH, o adMooH Signage 2ª Geração. Isso significa que o sistema pode ser instalado nas máquinas da sua empresa. A partir disso, nos computadores, você consegue criar, editar, programar e exibir conteúdos para funcionários e clientes — tudo em telas de display. 

E o que é o hardware

Já o hardware compreende todas as partes físicas de máquinas tecnológicas. Sendo assim, aqui entram os computadores, notebooks, celulares e as próprias telas de DOOH. 

O grande objetivo é fazer com que o software funcione perfeitamente no hardware. E muitas vezes, o funcionamento deve ser realizado em hardwares distintos. Daí a importância da empresa, que vende esse tipo de tecnologia, saber se adaptar. 

Softwares embarcados

Agora, sim, podemos entrar na discussão sobre software e hardware para exibição em DOOH. 

O ponto inicial da conversa foi o questionamento: empresas de software que limitam seus sistemas a um hardware específico são a melhor escolha para o seu negócio de DOOH? 

O principal argumento que surge, quando se fala deste tipo de empresa, é que seus softwares são estáveis, o que de fato, à primeira vista, parece ser uma verdade, mas vamos analisar este posicionamento mais a fundo e descobrir se faz sentido. 

Assumindo que são mais estáveis e estabilidade é uma característica muito importante para um software de gestão de mídia DOOH, podemos assumir então que são softwares melhores e por isso podem ser oferecidos por um preço mais alto, correto?

A segunda característica que mais se vê quando estamos falando deste tipo de empresa é que seus combos (hardware + software) são substancialmente mais caros, e, no geral, eles se vendem assim porque são mais estáveis. 

O que acontece no mercado

O fato é que uma parte dos veículos acabam aderindo a hardwares e softwares específicos, em busca desta “estabilidade” em detrimento do preço acima de mercado. Outros, no entanto, acabam não aderindo, porque o custo operacional subiria muito, podendo até inviabilizar seu negócio.

Quais as principais diferenças entre software e hardware?

O que pouco se leva em conta é que um software, que é desenvolvido para funcionar em apenas um hardware, tem um custo de desenvolvimento potencialmente menor de um software feito para funcionar em vários hardwares diferentes. 

O motivo é bem simples: quando se tem um ambiente controlado, pode-se prever as variáveis com maior facilidade e, assim, dimensionar sua tecnologia para atender às necessidades exigidas. 

Isso simplifica e facilita substancialmente o trabalho do time de engenharia de software. 

Já quando se tem um ambiente de hardware incerto e imprevisível, em especial quando falamos de Android, — cujos fabricantes de hardware criam equipamentos com o sistema operacional modificado, — os cuidados que devem ser tomados na arquitetura do software se multiplicam e as condições às quais o software será submetido aumentam de forma exponencial. 

Logo, o trabalho de engenharia de software aumenta proporcionalmente. 

Importância de um bom software para o mercado DOOH

Você deve estar se perguntando: mas, afinal, por que é tão importante saber investir em um bom software para o mercado

Nós reunimos as respostas em dois subtópicos. Confira abaixo! 

Ecossistema economicamente viável

Um ponto que é uma grande preocupação da maior parte das empresas que desenvolvem software, como a adMooH, é ter um produto economicamente viável.  

Isso significa que parte do trabalho do time de engenharia de software da adMooH é dimensionar nossa tecnologia para que funcione em equipamentos de mercado que sejam acessíveis para os veículos. 

Ou seja, nossos esforços de P&D se focam em encontrar no mercado hardwares com uma relação custo-benefício alta e dimensionar nosso software para funcionar neles. 

Capacidade de se adaptar 

Outro aspecto que acreditamos que deva ser levado em conta, quando se analisa softwares de digital signage, é a capacidade de adaptação das empresas às novas necessidades dos clientes.  

Nós vivemos num mundo dinâmico, onde é comum surgirem necessidades diversas, e quem atua no mercado corporativo sabe que é bem difícil atender um projeto grande sem que haja a necessidade de uma customização, ou até a formulação de funcionalidades novas para seus clientes. 

Dito isto, uma boa empresa de software deve ser capaz de fornecer, aos seus clientes, soluções técnicas, mas economicamente viáveis. 

Um bom exemplo deste último ponto foi a nossa participação em um processo de concorrência para atender o banco Santander. 

Aliás, um projeto grande e complexo, em que vários fatores foram analisados e, certamente, um dos diferenciais para termos vencido foi a nossa capacidade de entender as necessidades do cliente e adaptar nossa tecnologia para o seu cenário. 

Além disso, o banco já contava com um parque de hardware Android e uma das premissas era utilizar esse hardware, mas que o software funcionasse perfeitamente. Como atender se seu software só se adéqua a um único hardware? 

Outro caso é um projeto da adMooH com a Sekron, empresa especializada em segurança corporativa. Este projeto visava atender a uma necessidade de todos os clientes da Sekron, mas, para isso, havia que ser desenvolvido uma customização muito grande e complexa, mas usando um hardware viável. 

Ter feito esse projeto com um hardware mais caro seria muito mais simples, mas inviabilizaria o projeto. 

A equipe de engenharia da adMooH demorou três meses desenvolvendo um novo produto, chegando a codificar parte, em linguagem nativa, para conseguir o sucesso desejado, na performance desejada, no hardware de baixo custo. 

O projeto foi aprovado pela Sekron e, hoje, a adMooH e Sekron estão juntas entregando o produto em centenas de lojas atendidas pela Sekron. Com um hardware de alto custo, o desenvolvimento teria sido muito mais rápido, mas o produto final não teria mercado. 

Cuidados ao investir em um software e hardware no mercado DOOH

No mercado, existem alguns combos de software e hardware. Muitas empresas optam por esse negócio, mas isso não significa que você, necessariamente, só possa investir nisso. 

A adMooh consegue oferecer uma solução alternativa. Entenda isso melhor, neste tópico do conteúdo!

De um modo geral, softwares “engessados”, com menos funcionalidades, ou que se prendem a um único hardware específico, são primeiramente vistos como mais estáveis. 

Mas, além de não trazerem a solução para o cliente e serem pouco customizáveis, ainda geram um custo alto para o cliente final, principalmente por torná-lo “refém” do hardware, maximizando os lucros do fornecedor.  

O que deve ser feito é uma comparação “ceteris paribus”, também conhecido “banana com banana”, ou seja, uma análise justa da estabilidade, mantendo-se inalteradas todas as outras situações.

Desse modo, acreditamos que a premissa de que softwares e hardwares específicos não tragam o benefício econômico esperado esteja errada, e a maior prova desta afirmação é a de que com os softwares como o adMooH Signage. 

Afinal, conseguimos altíssimos níveis de satisfação de nossos clientes sem a obrigatoriedade deles comprarem nosso software e hardware. Logicamente, para todo projeto, solicitamos ao cliente primeiro analisar os requisitos mínimos de hardware e versão de sistema operacional, e homologar o hardware com a adMooH. 

Em muitos casos, conseguimos ajustar o software às novas condições ou alterações de um hardware específico, deixando o software mais resiliente. 

Nós da adMooH temos e reforçamos sempre nossa missão de apoiar nossos parceiros nos seus projetos e em suas realidades e nossa visão de democratizar a DOOH, buscando a excelência do nosso produto sem perder de vista a atratividade financeira para democratizar o uso do DOOH ao máximo. 

E, claro, a democracia está ligada à acessibilidade, em especial de custos. 

Conheça a solução de software para DOOH programático ao seu alcance!  

software e hardware admooh

Conclusão 

Neste conteúdo, nós falamos sobre software e hardware para quem necessita usar a tecnologia de DOOH. 

A grande questão é que, muitas empresas vendem o combo software e hardware, o que também atrai muitas pessoas — diante da promessa que a combinação é estável. 

Mas, apesar da estabilidade, pode acontecer de você se deparar com uma empresa que não consegue adaptar o próprio software para os tipos de hardware que você utiliza, no dia a dia.  

Diante desse impasse, vem o papel importantíssimo da adMooH. A nossa empresa possui um software que pode ser ajustado conforme a necessidade dos nossos clientes. Grandes e ótimos exemplos disso foram os projetos do Santander e da Sekron — que citamos anteriormente. 

Então, agora, você já sabe: quando precisar de um software para Signage ou DOOH programático — estável, adaptável e com ótimo custo-benefício — conte com a  adMooH!  

Comentários