Treinamento corporativo: como a comunicação pode ser sua aliada

Treinamento corporativo: como a comunicação pode ser sua aliada

Está cada vez mais nítido que qualquer empresa que investe no desenvolvimento de seus funcionários, está investindo também em seu próprio sucesso.

Ao fornecer treinamento contínuo para seus colaboradores, a empresa está criando um ambiente de trabalho que é adaptável, flexível e pronto para as mudanças que surgem a todo momento.

Mas quando falamos em treinamento corporativo, muitas são as dificuldades encontradas pelos gestores, que têm buscado soluções para melhorar a entrega das informações e os resultados esperados.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial que explica para você como a comunicação pode ser uma grande aliada na hora de treinar seus funcionários. Acompanhe e aplique com seu time!

O que é e qual a importância do treinamento corporativo

Explicando de maneira simples, o treinamento corporativo refere-se a atividades de desenvolvimento profissional criadas por empresas, para ajudar seus funcionários a serem mais eficazes no trabalho.

Esse tipo de treinamento é uma forma de educação continuada e pode ser aplicado em diferentes formatos, como cursos online e presenciais, seminários, palestras e workshops.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Work and Learning Research Centre da Universidade de Middlesex no Reino Unido, descobriu que de 4.300 trabalhadores entrevistados, 74% sentiram que não estavam atingindo todo o seu potencial no trabalho devido à falta de oportunidades de desenvolvimento.

Isso reforça ainda mais a importância de investir em treinamentos, para criar equipes sólidas, com habilidades essenciais para lidar com os desafios do dia a dia.

O treinamento corporativo ainda traz diversos benefícios, entre eles, podemos listar:

Aumento de desempenho 

Os funcionários que recebem treinamento suficiente, observam melhorias em suas habilidades. Esses funcionários são, portanto, capazes de desempenhar melhor suas funções e produzir um padrão de trabalho mais elevado.

Maior retenção de funcionários

A oferta de treinamento corporativo tem impacto direto na retenção de funcionários e pode reduzir os custos de recrutamento. 40% dos funcionários com treinamento insuficiente deixam o emprego no primeiro ano, segundo o Work and Learning Research Center.

Melhora na tomada de decisões

Os treinamentos focados em liderança e gestão, trabalham para melhorar as habilidades dos líderes e isso resulta em uma melhor tomada de decisões estratégicas, para impulsionar os negócios.

Maior inovação e criatividade

A qualificação contínua dos funcionários pode estimular a circulação de novas ideias, a colaboração e criatividade em equipe e resultar em maior inovação. Isso faz com que a empresa ganhe um grande diferencial em relação à concorrência.

Expõe fraquezas e lacunas no negócio

Participar de treinamentos regulares cria consciência em seus colaboradores e traz à tona quaisquer fraquezas que possam ter. Além disso, você pode identificar lacunas no mercado ou negócio. Quando detectado cedo o suficiente, você pode treinar seus funcionários para cobri-los.

Tipos de treinamentos corporativos

Existem muitos tipos de programas de treinamento corporativo, e a empresa para a qual você trabalha pode oferecer diversos deles. Eles geralmente se enquadram em quatro categorias principais:

Aprendizagem obrigatória

A aprendizagem obrigatória envolve o treinamento legalmente exigido que os funcionários devem receber, como por exemplo, treinamentos relacionados à segurança do trabalho, ética, privacidade e regulamentos de classe.

Liderança e gestão

O treinamento corporativo para liderança e gestão é frequentemente oferecido a indivíduos que se preparam para assumir cargos de gestão pela primeira vez ou para posições de liderança de nível superior.

Treinamento de departamento ou função específica

O treinamento específico de departamento ou função incluirá uma visão geral dos processos, políticas e procedimentos necessários, para desenvolver uma compreensão mais profunda de sua função.

Preparação executiva

Já o treinamento de preparação executiva geralmente assume a forma de um MBA, mas se concentra mais nas habilidades exatas de que você precisa como executivo em uma corporação.

Como a comunicação pode ser sua aliada

Depois de entender o que é, a importância e os tipos de treinamentos corporativos que sua empresa pode oferecer, vale destacar também como a comunicação pode ser sua aliada nesse processo.

E quando analisamos as ferramentas que estão à disposição das empresas, a sinalização digital (digital signage) se destaca como uma das escolhas mais inteligentes e eficientes.

Através de telas digitais que podem ser implementadas em pontos estratégicos da organização, como corredores, salas de reunião e descanso, você pode falar com os colaboradores de maneira rápida, fácil e econômica.

A boa notícia é que através de um software de Mural Digital, todo esse processo fica ainda mais fácil.

Você consegue fazer o gerenciamento dos conteúdos exibidos com dinamismo, para explorar campanhas com o objetivo de informar, oferecer instruções e recordar os funcionários sobre os treinamentos oferecidos.

Conclusão

Agora que você já aprendeu mais sobre treinamento corporativo, é de hora de colocar em prática na sua empresa, afinal, somente com mudanças concretas, você poderá colher resultados positivos com seu time.

Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e veja também outros artigos que preparamos no DOOH Blog: https://site.admooh.com/blog/

Até mais!

Comentários