5G: Como essa mudança impacta o mundo da Publicidade?

5G: Como essa mudança impacta o mundo da Publicidade?

A consolidação da conexão 5G ao redor do mundo está praticamente confirmada como uma das maiores tendências que prometem balançar o mundo da comunicação digital. Obviamente, o DOOH será muito impactado.

Com o 5G, temos um cenário promissor para o digital out of home, que com certeza será impulsionado a colocar os limites da tecnologia à prova.

Mas o que podemos esperar desta evolução? O que é, como funciona e quais os impactos reais do 5G na publicidade digital e no DOOH? 

A verdade é que o 5G permitirá um avanço sem precedentes na história da mídia digital out of home. E vamos explicar um pouco mais sobre isso neste artigo.

O que é 5G?

5G é a tecnologia da 5ª geração da telefonia móvel. É uma evolução que impacta a velocidade, qualidade, segurança e eficiência do transporte de dados em redes de dispositivos móveis.

Quando falamos de 5G, porém, não nos referimos apenas à velocidade de conexão, mas de toda uma infraestrutura mais robusta.

Isso significa que, com o 5G, será possível conectar mais dispositivos à rede (aqui, tecnologias como o IoT se destacam), entre outros benefícios que vamos explicar logo mais.

De acordo com levantamento da IDC divulgado pela Business Wire, espera-se que até 2023 já tenhamos mais de 1,1 bilhão de conexões 5G ativas no mundo todo.

O que é possível fazer com as redes 5G?

O 5G é uma evolução do 4G, mas isso não significa que seja apenas uma tecnologia capaz de aprimorar a velocidade das conexões. Na verdade, você pode fazer muito mais com o 5G!

Com a nova rede de conexão de dispositivos móveis, as empresas terão a oportunidade de explorar novos modelos de negócios, bem como aprimorar a oferta de seus produtos.

É o caso da própria indústria de dispositivos IoT, com funções tanto domiciliares (como as assistentes de voz), quanto públicas (como equipamentos de segurança).

De forma básica, é possível apontar que o 5G vai melhorar todos os pontos de interação digital que hoje em dia nós, como sociedade, construímos em nosso dia a dia.

Ou seja, falamos de uma conexão robusta, capaz de melhorar o nosso consumo de conteúdos audiovisuais.

Tudo isso representa um mar de oportunidades para o mercado, que poderá se aproveitar das inovações (especialmente ligadas ao IoT) para melhorar sua entrega de soluções e também sua comunicação.

Como funciona a rede 5G, afinal?

como funciona 5g

Para entender como o 5G funciona, é preciso se atentar a algumas informações mais técnicas. Vamos facilitar ao máximo o entendimento para você, combinado?

O 5G funciona com o uso de frequências telefônicas altas, variando de 3,5 a 26 GHZ (gigahertz). São as ondas milimétricas, com maior capacidade de tráfego de dados, mas menores em comprimento (ou seja, alcance) que outras ondas.

Isso quer dizer que, para viabilizar o 5G, as empresas de telecomunicações, bem como o governo, terão que investir em infraestrutura.

Só assim será possível ampliar e fortalecer a cobertura territorial do 5G.

Como o 5G impacta a Publicidade Digital?

Com o 5G, a publicidade digital vai sofrer uma nova revolução, aproximando anunciantes e veículos de mídia através de uma tecnologia mais completa, capaz de empoderar suas campanhas e transformar sua capacidade de viralização.

Hoje, já é possível ver reflexos dessa realidade…

Afinal, já não é nem novidade posar para tirar fotos no meio da Times Square em Nova York rodeado de telas dos mais variados tamanhos, não é mesmo?

E quando se trata de vídeos que mexem com a cabeça de quem passa na rua?

Você já deve ter visto os vídeos dos painéis de LED hiper-realistas na China, onde um leão parece saltar de dentro da dela.

E esse não é o único exemplo: confira este painel gigante com efeitos 3D à olho nu.

Estes dois exemplos são ótimos para mostrar que o digital out of home serve várias vezes de vitrine para o avanço tecnológico. Com o 5G, esse potencial é gigantesco!

Quais os benefícios do 5G para o DOOH?

beneficios 5g

Com o 5G, veremos benefícios na forma de criar e divulgar campanhas de comunicação digital, especialmente no segmento digital out of home.

Afinal, a conexão entre anunciante e veículo de mídia (e seu inventário) tende a ser transformada.

Com isso, será possível melhorar a entrega dos conteúdos, bem como aprimorar a qualidade de áudio e de vídeo!

Por mais que sejamos suspeitos de falar sobre este assunto aqui na adMooH, é fácil ficar maravilhado com os avanços tecnológicos quando eles tomam forma de painéis de LED gigantes e coloridos, vídeos hiper-realistas ou até interativos.

O DOOH já tem o poder inerente de impactar o cotidiano das pessoas.

Com o 5G, as campanhas vão ter um potencial de choque muito maior, o que aumenta seu nível de viralização, alcance e reconhecimento da marca.

Tudo isso é essencial para testar e dissipar o impacto das campanhas, criando conteúdos cada vez mais eficientes ao espalhar a mensagem da sua marca.

Criatividade

A conexão será nada mais nada menos que 10 a 20 vezes mais rápida que o 4G, que atinge em média 5-12 Mbps no download e 2-5 Mbps no upload.

Isso permitirá uma velocidade de transferência tão superior que poderemos ver conteúdos muito mais criativos e com qualidade invejável sendo transmitidos por telas com resoluções exorbitantes que estarão presentes em nosso dia a dia.

O avanço não será só na qualidade, mas também poderá ser na sincronização mais eficiente do conteúdo entre telas (que poderá ser personalizada).

Uma realidade que promete potencializar isso é a transmissão de conteúdo via Cloud, que é o caso da adMooH.

Uma conexão ruim não vai mais barrar a criatividade para engajar seu público!

Interatividade

A agilidade da rede tornará a troca de dados entre dispositivos algo corriqueiro. Com isso, conseguiremos peças publicitárias muito mais interativas.

A realidade de anúncios que parecem “ler sua mente” nas ruas através de uma troca de milissegundos entre seus dispositivos pessoais e as bases de dados das empresas pode estar cada vez mais próxima!

Isso sem contar com a menor interferência na conexão do excesso de capacidade, suportando melhor a conexão em locais com muitos dispositivos conectados (como num estádio ou em um show).

Quem sabe não veremos live marketing nas ruas também?

Internet das Coisas (IoT)

Com esta nova era da conexão, a Internet das Coisas promete finalmente se tornar realidade.

As conexões poderão se tornar mais baratas, se espalharão melhor e além disso garantirão o bom funcionamento destes dispositivos, que funcionam em função da conexão da internet, através de Cloud também.

Imagine as possibilidades que estas inovações podem trazer para a mídia DOOH! Telas com assistentes virtuais? Só o futuro nos dirá, mas que ele promete, promete!

Conclusão

Resumidamente, a conexão tem mudado nossas vidas radicalmente nas últimas décadas.

E, ao que parece, tudo aquilo que parecia impossível em função da ausência de uma boa conexão começará a se tornar realidade — por conta do 5G!

Estamos ansiosos para ver a tecnologia fazendo cada vez mais parte do cotidiano das pessoas e levando a elas o que elas desejarem, assim como o DOOH vem fazendo sempre. 

E se é isso que teremos, pode vir, 5G!

Comentários