O que é Onboarding e o porquê ele deve ser adotado em sua empresa

O que é Onboarding e o porquê ele deve ser adotado em sua empresa

A boa aplicação do onboarding  está se tornando cada vez mais um diferencial de destaque, trazendo para as empresas que a aplicam, um impacto muito positivo, principalmente aos funcionários e colaboradores.

Imagine-se na seguinte situação: Você entra em uma loja. Digamos que seja uma daquelas grandes redes de varejo. Você pode não saber, mas está passando por um onboarding.

Você nunca esteve lá antes, não conhece ninguém, e mesmo claramente perdido, nenhum funcionário te recebe ou faz aquela simples, porém vital pergunta: Posso ajudá-lo?

Pois é, saiba que você acabou de experimentar como é passar por um onboarding – ou seja, um processo de integração – inadequado e ineficiente.

Aliás, isto pode vir a ocorrer caso os colaboradores não recebam as informações, e o entusiasmo que merecem ao ingressar no emprego, resultando na insatisfação dos clientes, que irão sair sem olhar para trás.

Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a entender e a construir um bom processo de onboarding na sua empresa, utilizando em especial a comunicação. Bora conferir?

Onboarding: o que é esse termo complicado?

Em suma, o onboarding é um processo composto por uma série de ações que a empresa precisa realizar, com o intuito de facilitar de forma efetiva a integração de novos funcionários à equipe e suas funções.

Por meio desse processo, os novos colaboradores têm a oportunidade de saber sobre a organização, seu papel, quem são seus colegas de trabalho, a filosofia da empresa e muito mais.

Chegada de novo colaborador

E os números provam o quanto essa etapa faz um enorme diferencial!

De acordo com um estudo da consultoria americana Equifax Workforce Solutions, 4 em cada 10 trabalhadores que deixaram o emprego, tomaram essa decisão um mês após a contratação.

Este mesmo estudo indica que os 3 primeiros meses de trabalho são os mais delicados e decisivos para a permanência (ou não) de um funcionário.

Por isso, é necessário que desde o primeiro momento em que o contratado aceita a oferta de emprego, haja um planejamento de ações para a formação de uma boa impressão da empresa como um todo.

Inclusive, isso faz parte também do conceito de employer branding, que falamos recentemente em nosso blog: https://site.admooh.com/blog/employer-branding/ 

Por que investir no Onboarding?

De modo geral, o processo de integração é, de certa forma, similar ao primeiro dia de aula em uma nova escola, ou seja, uma experiência que é quase sempre causadora de ansiedade.

Por isso, investir na integração é tão fundamental para quebrar o gelo e preencher a lacuna entre colaboradores e empresa, tornando este processo mais natural.

Para reforçar o quanto é importante ter um bom onboarding, listamos alguns dos principais benefícios que são proporcionados por esse processo:

  • Retenção de talentos: Profissionais altamente qualificados são retidos quando a integração adequada é realizada desde o início.
  • Aumento da produtividade: Funcionários que se sentem incluídos na empresa e recebem objetivos claros, são mais focados e têm melhor desempenho.
  • Redução de custos: A empresa não terá uma alta taxa de rotatividade e, portanto, os investimentos no processo de seleção e contratação são reduzidos. 
  • Maior receptividade: Os novos colaboradores passam a ficar mais à vontade em sua função e se sentem parte da cultura da empresa de forma mais rápida, gerando um engajamento muito maior.

As etapas de um bom onboarding

Como qualquer outro processo, a integração bem-sucedida exige um planejamento bem estruturado. Por isso, listamos abaixo 4 etapas como base para o seu onboarding.

1) Comunicação antecipada

Se a data de início do trabalho do seu novo contratado estiver próxima, é bom continuar se comunicando, para demonstrar que você está empolgado com a chegada dele na equipe. 

Ficar à disposição para responder a quaisquer dúvidas que o mesmo tenha antes de iniciar sua função também é importante.

Outra boa dica é preparar um pacote de boas-vindas! Com brindes da empresa, e-mails de recepção dos membros da equipe, e se possível, até um coffee break para o dia da chegada.

Conversa amigável no escritório

2) Planejamento das atividades iniciais

Nos primeiros dias de trabalho, acontece uma impressão verdadeira da sua empresa e do ambiente de trabalho. Afinal, somente na prática que a gente vê a realidade!

Quando um novo funcionário chega, ele não tem certeza sobre como será sua rotina. Logo, cabe a você mostrar que está totalmente preparado para recebê-lo de forma adequada.

Portanto, prepare um cronograma para os primeiros dias, e liste todas as atividades importantes que precisam ser executadas.

3) Recepção

Seja entusiasmado, amigável e positivo. Dê ao novo contratado todo carinho e atenção que o mesmo merece!

Tenha alguém na porta para recebê-lo e certifique-se que o supervisor direto do funcionário esteja presente nesse momento importante. É válido agendar também um almoço de equipe para se familiarizar.

No caso da comunicação interna, o Mural Digital da sua empresa para exibir um conteúdo de boas-vindas é uma boa. Neste conteúdo, você pode destacar as qualificações do novo colaborador, entre outras informações relevantes.

Potencialize a comunicação interna da sua empresa com nosso software de Mural Digital

4) Manutenção 

Engana-se quem pensa que o processo de integração termina após a primeira semana.

À medida que o funcionário se adapta ao novo ambiente, e às responsabilidades diárias do trabalho, você deve agendar revisões de 30, 60 e 90 dias com seus novos contratados.

Nestas análises, você pode obter informações sobre a eficácia do seu processo de onboarding, e avaliar o desempenho. 

Isto será muito importante para deixar o funcionário livre para se expressar. Dessa forma, muitas críticas construtivas podem ser feitas, e elas serão fundamentais para corrigir possíveis erros do processo.

Uso de canais de comunicação interna a seu favor

Mural digital no escritório

Há pouco destacamos o Mural Digital, como uma ferramenta que pode ser utilizada para a exibição de conteúdos ligados ao processo de onboarding da sua empresa.

Vale a pena falar mais sobre essa ferramenta!  

Essa é uma das tecnologias mais exploradas atualmente, sendo composta basicamente por telas digitais instaladas nos principais pontos das empresas.

Dessa forma, fica mais fácil comunicar a todos a entrada de um novo colaborador, ou até mesmo preparar uma mensagem especial.

A adMooH Corp, inclusive, oferece um moderno e prático software de Mural Digital, onde você pode gerenciar on-line tudo o que é exibido nas telas. Clique aqui e conheça mais: https://site.admooh.com/mural-digital-tv-corporativa/

Conclusão

Vamos ser sinceros? Um programa de integração bem pensado, e que leva em consideração todas essas etapas, faz toda a diferença na retenção, no engajamento, e no resultado dos funcionários!

Portanto, é indispensável que sua empresa estabeleça a cultura do onboarding como parte de um caminho para o sucesso.

Até a próxima!

Comentários