Quais são os principais tipos de comunicação empresarial?

Quais são os principais tipos de comunicação empresarial?

A comunicação empresarial faz parte da identidade e, mais do que isso, do poder de engajamento — tanto de colaboradores quanto de clientes. É exatamente por isso que pensar nas estratégias de comunicação se torna algo tão crucial para o sucesso dos negócios. 

No dia a dia, você deve estabelecer quais informações precisa passar e, ainda, com qual tipo de linguagem e por quais meios. 

Parece desafiador demais? Não se preocupe, porque com este conteúdo, tudo ficará claro para você! 

A seguir, vamos falar mais sobre a importância da comunicação empresarial, os tipos de diálogos mais comuns e, também, os meios de mensagem costumeiramente utilizados por instituições. 

Continue por aqui e aproveite as dicas!

Junte-se agora a centenas de empresas utilizando o software de gestão de mídia mais moderno, versátil e completo do Brasil!

Importância da comunicação empresarial

A comunicação empresarial é a maneira como uma empresa expressa suas informações (relacionadas a valores, missão e visão, além de processos, novidades e anúncios). 

A forma como o diálogo é estabelecido é algo extremamente importante. A eficiência, nesse sentido, faz com que os funcionários da empresa e o público externo consigam entender os propósitos em jogo. 

O resultado disso acaba sendo a melhora na integração entre equipes, o engajamento dos colaboradores e, ao mesmo tempo, a satisfação dos clientes (aumento do interesse na marca, mais compras de produtos e serviços, fora a fidelização do público).

Sem contar que uma boa comunicação também pode atrair investidores e parceiros. 

Diante disso tudo, é possível afirmar que a boa comunicação é um dos pilares de qualquer tipo de negócio. 

Quais são os tipos de comunicação empresarial?

Dentro de uma instituição, normalmente, acontecem diferentes tipos de comunicação empresarial em simultâneo. Mas, afinal de contas, quais são essas diferenciações? 

Confira os detalhes logo abaixo:

Comunicação vertical

A comunicação vertical é a expressão de informações para e entre colaboradores de um  mesmo nível hierárquico. 

Exemplo: avisos e reuniões feitas entre gestores de diferentes áreas da empresa. 

Comunicação horizontal

Já a comunicação horizontal é mais abrangente. Isso significa que ela é baseada na divulgação de informações para todos os funcionários, independentemente do nível hierárquico dos quais fazem parte. 

Exemplo: avisos sobre os cuidados relacionados à saúde e segurança no trabalho. Também pode entrar, nesse exemplo, o caso de uma palestra motivacional do dono para toda a empresa. 

Comunicação diagonal

tipos comunicacao empresarial importancia

Dentro do guarda-chuva da comunicação empresarial, também está a comunicação diagonal. Ela significa as informações passadas e trocadas entre membros de diferentes níveis hierárquicos. 

Exemplo: avisos e reuniões entre equipes de criação e gestão de conteúdo. 

Como saber qual é a comunicação certa para a minha empresa?

Bom, como dissemos, todos os tipos de comunicação listados anteriormente costumam fazer parte das empresas. 

Agora, a forma como as informações serão passadas depende das necessidades de cada instituição e, sobretudo, do perfil de profissionais e equipes (comunicação interna) ou dos clientes (comunicação externa). 

Um exemplo: imagine que você seja dono de uma empresa de grande porte e que, diariamente, você necessite mostrar dados de metas e de valores do mercado financeiro, ok? 

Uma maneira de divulgar esses dados, para toda a empresa e de uma só vez, pode ser por meio de murais digitais. 

Outro ponto essencial é definir como as informações e o diálogo serão estabelecidos. Mais especificamente: qual linguagem será utilizada. O vocabulário deve estar de acordo com o perfil das pessoas, seja dos colaboradores ou dos clientes. 

Então, pense bem quais são as suas necessidades em específico! 

Principais meios de comunicação empresarial

Ainda na dúvida de como estabelecer a sua comunicação empresarial? Abaixo, vamos falar um pouco sobre as principais estratégias usadas pelas instituições. Confira: 

Reuniões

As reuniões feitas semanal ou mensalmente são formas de passar informes às equipes. Nessas ocasiões, ainda é possível discutir ideias, estratégias e, enfim, fomentar o diálogo entre os colaboradores. 

Além de tudo, as reuniões podem ser feitas tanto presencial como virtualmente — tudo depende das necessidades e dinâmicas da empresa. 

Mural Digital

O mural digital é uma das grandes estratégias possibilitadas pela alta tecnologia. Esse tipo de comunicação empresarial é estabelecida por meio de uma tela de alta definição. O equipamento pode ser instalado em uma ou, ainda, em várias partes da empresa. 

O mais interessante é que, nesse caso, ainda é possível programar conteúdos ao longo das semanas. Fora isso, criar tipos de conteúdos mais atrativos, como vídeos e animações. 

Vale ressaltar que o mural digital também pode ser usado na comunicação com o público externo. Por exemplo, um médico pode instalar um display na sala de espera do consultório dele. 

Agenda compartilhada

A agenda compartilhada é outra forma de tecnologia. Se a sua empresa utiliza o e-mail do Google, por exemplo, é possível usar a ferramenta de agenda da mesma plataforma. 

Lá dentro, dá para criar uma agenda compartilhada, para uma mesma equipe ou para todos os colaboradores da empresa, e adicionar eventos (reuniões, confraternizações, palestras, etc.).

Nesses eventos, então, são passados os informes, avisos, estratégias e outros pontos fundamentais para os negócios. 

Quadro de avisos

Esse tipo de comunicação, como o próprio termo adianta, consiste em um quadro pendurado em uma ou mais partes da empresa. Nele ou neles, os funcionários podem deixar recados com diferentes contextos. 

O RH, por exemplo, tem a possibilidade de deixar anúncios de vagas para diferentes áreas, além de informes sobre eventos (locais, horários, participantes, entre outros aspectos). 

Junte-se agora a centenas de empresas utilizando o software de gestão de mídia mais moderno, versátil e completo do Brasil!

tipos comunicacao empresarial admooh

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, nós falamos sobre a comunicação empresarial. Lembrando que o termo consiste na forma como uma empresa se comunica (interna e externamente). 

Como isso é feito tem uma extrema importância para os negócios, uma vez que pode gerar mais diálogo e integração de equipes. Além disso, também tem o poder de aumentar a satisfação e engajamento entre os times de trabalho. 

Já a respeito do público externo, a boa comunicação empresarial proporciona mais identificação, participação, compra de produtos e serviços e fidelização com a marca. 

Você quer viver esses benefícios em sua empresa? Então, conte com o adMooH Signage 2ª Geração! Comunique-se de forma clara, objetiva e 100% voltada às necessidades e à linguagem do seu público! 

Comentários