Como fidelizar cliente? Importância e 10 dicas para te ajudar!

Como fidelizar cliente? Importância e 10 dicas para te ajudar!

Você já ouviu falar que os verdadeiros donos dos negócios são os clientes? A metáfora serve perfeitamente para mostrar o quanto a satisfação do público-alvo é questão de sobrevivência e sucesso para as empresas. Mas, afinal, como fidelizar clientes? 

Essa é uma questão muito recorrente na vida de empreendedores, sobretudo, para aqueles que estão no início dos negócios. 

Neste conteúdo, nós vamos esclarecer a questão com 10 dicas eficazes. Então, fique por aqui e veja como sempre atrair a atenção dos seus clientes, independentemente da concorrência! 

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Importância da fidelização de clientes

Saber atrair os clientes é um ponto crucial para você realizar vendas, mas, muito além disso, existe o papel da fidelização. A intenção é a de que os clientes voltem a procurar a sua marca constantemente. 

Quando os esforços são voltados para essa fidelização, você evita que os clientes se sintam atraídos por outras marcas. Aliás, vale ressaltar que a concorrência perante o mercado, muitas vezes, é bem alta. 

Alguns segmentos, dia após dia, ganham novos empreendedores. Então se você não toma os devidos cuidados para conquistar a clientela, pode perder muitas vendas. 

Outro ponto muito importante é que, ao longo do tempo, é possível aumentar o ticket médio dos clientes, o que gera mais lucro para a empresa. 

Sem contar que, saber como fidelizar clientes, também pode gerar novos interessados em sua marca. 

Afinal, os clientes fiéis acabam por indicar seus produtos ou serviços para familiares, amigos, colegas de trabalho, enfim. 

Mas como fidelizar o cliente, afinal? Confira as 10 Dicas

Não há dúvidas do quanto entender como fidelizar clientes é algo benéfico para os negócios. Mas, afinal de contas, como fazer isso na prática? 

Confira as 10 dicas para aplicar: 

Entenda o perfil do seu cliente

O primeiro cuidado é conhecer muito bem o perfil do seu cliente. E quando falamos em conhecimento, não significa só ter a ciência da idade, profissão, hobbies e hábitos deles. 

Também é fundamental entender quais são as maiores necessidades e desejos deles. Diante disso, é possível mostrar mais o que você vende como grandes soluções. 

Oferecer uma experiência de consumo exclusiva

A exclusividade é um aspecto que chama bastante atenção dos clientes e, também, faz com que eles criem uma relação com a sua marca. 

Então, pare e pense: qual ou quais tipos de experiências exclusivas você pode oferecer? 

Isso pode ser tanto em relação ao desenvolvimento de um produto ou, ainda, sobre a forma de atender os clientes. 

Ter um atendimento ao cliente de qualidade

Impossível falar sobre como fidelizar clientes sem citar o atendimento de qualidade. 

Afinal, ninguém quer tentar comprar algum item ou serviço e receber um tratamento mal-educado, feito com pouca vontade. 

Para a sua empresa não correr esse risco, vale a dica de estabelecer processos e padrões de atendimento. Treinar as equipes também é outro cuidado crucial. 

No mais, também esteja aberto às opiniões dos clientes sobre o próprio atendimento. 

Comunicação clara e objetiva

De nada adianta ter produtos de excelência, se os profissionais não sabem se comunicar de forma eficiente. 

O ideal é analisar o perfil dos clientes e, a partir disso, estabelecer um tom de voz para a sua marca. 

No mesmo sentido, definir como deve ser a comunicação direta com o público: quais termos usar e o que evitar. O mais importante é que essa maneira de se expressar seja a mais clara possível. 

Transparência e flexibilidade durante a negociação

É muito normal que, no momento de fechar uma compra, os clientes queiram negociar valores, por exemplo. 

Nessas horas, os profissionais precisam ter muita transparência e flexibilidade. Ou seja, deixar claro, por exemplo, o quanto de desconto é possível dar e quais são as compras com melhor custo-benefício. 

O jogo de cintura também deve fazer parte dessa etapa. Por exemplo, se o cliente pedir mais de um desconto, explique se é ou não possível e o porquê disso. 

Observar e antecipar as necessidades do seu cliente

Atender as necessidades dos clientes é bom, mas saber antecipá-las é melhor ainda. Quando você conhece a fundo o perfil dos clientes, isso é possível de se fazer. 

Um exemplo: imagine que o seu cliente comprou um produto que dura, mais ou menos, um mês. 

Algumas semanas antes desse prazo, procure enviar um e-mail dizendo que se lembrou do cliente e que o produto está disponível para compra. 

E se, vez ou outra, puder enviar um cupom de desconto, também, melhor ainda. 

Ter personalização no processo de venda

A personalização, feita no processo de venda, também te ajuda na tarefa de como fidelizar os clientes. 

Imagine quem possui uma rede de fast food, por exemplo, ok? 

É possível usar telas de display espalhadas pelo salão do restaurante a fim de explicar o processo de compra (exibição do cardápio, pagamento da conta, retirada no balcão e afins). 

Tudo isso diferencia o atendimento e, ainda, melhora a experiência dos clientes. 

Programas de fidelidade com benefícios e ofertas exclusivos

Quem não gosta de ganhar descontos, ofertas e outros benefícios, não é verdade? Oferecer tudo isso, aos seus clientes, é um grande diferencial. 

Uma ótima ideia, nesse sentido, é criar um programa de fidelidade, ou seja, os clientes se cadastram e ao atingirem x número de compras, resgatam os benefícios. 

Ter uma abertura para feedbacks

Ao colocar em prática todas as nossas dicas anteriores, ainda, abra espaço para os seus clientes opinarem. 

É de extrema importância saber o que eles têm achado dos produtos, serviços e formas de atendimento. 

Abrir esse canal de comunicação é mais uma forma de como fidelizar clientes. Afinal, eles saberão que sempre poderão opinar e ter retornos. 

como fidelizar clientes

Tenha uma presença ativa após a venda

A dedicação, se tratando de vendas, não acaba quando um produto ou serviço é comprado. Além disso, é de extrema importância saber como foi a experiência do cliente. 

Dessa forma, procure sempre entrar em contato — seja por telefone, pessoalmente ou por redes sociais — e perguntar o que o cliente achou da aquisição. 

Se for o caso, também colha todas as sugestões e queixas. 

Tarefas como essa mostram a preocupação da marca com o cliente, fora isso, permitem melhorias em relação ao que é comercializado.  

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Conclusão 

O universo do empreendedorismo é bastante concorrido, isso para inúmeros segmentos e empresas. 

E diante da disputa, o manual de sobrevivência é composto de formas para fidelizar os clientes, afinal, a concorrência está sempre afiada para conquistá-los. 

Por aqui, nós falamos exatamente disso. As 10 dicas sobre como fidelizar clientes vão desde formas de atendimento a ofertas de descontos e promoções

Então, quais dessas estratégias você já aplicava? Aproveite para fazer um plano de ação e exerça todas as dicas de uma só vez. 

Os clientes, sem dúvidas, ficarão satisfeitos e, assim, voltarão a comprar outras vezes da sua marca! 

Comentários