Demand Side Platform (DSP): O que é e Como funciona?

Demand Side Platform (DSP): O que é e Como funciona?

A Demand Side Platform é um software que permite a automatização da compra de mídia programática, facilitando o processo de tomada de decisão.

Uma DSP é uma ferramenta poderosa para a automação do marketing de uma empresa que quer investir em publicidade digital.

Esse software surgiu como uma forma de revolucionar um processo que, antes, costumava ser extremamente complexo, repleto de etapas manuais.

Agora, tanto veículos de mídia como anunciantes podem fechar negócio em questão de segundos, com poucos cliques, muita inteligência de dados e automação.

Neste conteúdo, vamos te explicar mais detalhadamente sobre as demand side platforms (DSP), explorando seu funcionamento e sua importância. Vamos lá?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

O que é Demand Side Platform?

Demand side platform (DSP) é um software de mídia programática. Com ele, anunciantes e agências podem comprar espaços publicitários de diversos inventários de mídias externas, de forma automatizada.

Uma DSP reduz toda fricção do processo de compra de espaços publicitários, porque permite que os anunciantes comprem tráfego de alta qualidade.

A “automatização” que o software possibilita tem relação à tomada de decisão em relação ao lance dado para comprar um anúncio.

Uma vez que você estabelece um orçamento para sua campanha na demand side platform, bem como uma segmentação específica que busca alcançar, a própria plataforma se encarrega de encontrar as melhores telas e dar o lance.

Qual é o objetivo de uma DSP?

demand side plataform objetivo

O objetivo de uma demand side platform (DSP) é facilitar o processo de compra de espaços para anúncios em mídias externas e DOOH.

Graças à tecnologia, a relação entre anunciantes e veículos de mídia é mais objetiva, rápida, barata e eficiente.

Desse modo, através de uma DSP, o anunciante não apenas compra o inventário dos veículos de mídia, mas compra sua capacidade de alcançar públicos específicos e altamente segmentados.

Como funciona uma Demand Side Platform?

A demand side platform funciona conectando o anunciante ou agência interessada em comprar anúncios ao inventário do veículo de mídia.

A dinâmica pode mudar um pouco de software para software, mas normalmente segue esses passos:

O anunciante carrega a campanha no software (fazendo upload dos vídeos ou imagens), configura a segmentação que deseja alcançar e estabelece um orçamento para suas campanhas.

Uma vez que o criativo seja carregado na DSP, a própria plataforma percorre sua rede cadastrada de veículos de mídia, em busca de espaços publicitários que se enquadrem nos critérios do anunciante.

Uma vez que encontre esses espaços, a demand side platform realiza um lance — com base no orçamento do anunciante e no valor mínimo definido pelo veículo de mídia — e gerencia toda negociação.

Se aceito, o anúncio é automaticamente colocado na programação do veículo de mídia, para rodar nas determinadas telas e espaços escolhidos.

Aliás, vale ressaltar um detalhe:

As DSPs podem ser utilizadas para compra de espaços publicitários digitais online, como em websites.

Porém, hoje em dia, é cada vez mais comum seu uso para compra de espaços na mídia externa, isso inclui todo aparato de DOOH possível, como outdoors digitais, murais digitais, painéis de LED de divulgação, menu boards digitais, entre outros.

Como acontece a integração comprador-vendedor, afinal?

Aqui chegamos em uma parte mais complicada da operação, já que para tratar da integração comprador-vendedor, precisamos compreender todo ecossistema programático.

Como você aprendeu, existe a demand side platform — que trata da parte da demanda, ou seja, dos anunciantes que buscam veicular seus anúncios.

Da parte dos veículos de mídia, existe outro software: a Supply Side Platform (SSP).

A Supply Side Platform (SSP) é utilizada por veículos de mídia para conectar seu inventário ao ecossistema de mídia programática, inclusive na DSP.

A plataforma também permite aos veículos filtrar anúncios por anunciante, definir os valores mínimos para o lance, etc.

Qual é a diferença entre DSP e DMP?

demand side plataform diferenca

Ao entrar no mundo da mídia programática, é comum cruzar com alguns termos que parecem semelhantes. É o caso do DMP. Afinal, qual a diferença entre DMP e DSP?

A DSP é uma plataforma de compra de mídia programática. Simples e direto, algo que você já compreendeu ao decorrer do conteúdo.

Já a DMP é uma ferramenta de coleta de dados do cliente.

Ela conecta informações (de 1st, 2nd e 3rd parties), tanto online quanto offline, para aprimorar sua análise de público, segmentação e personalização das campanhas.

DSPs e DMPs são ferramentas autônomas (standalone), mas que podem ser utilizadas em conjunto em sua estratégia.

Qual é a ligação da adMooH com a Demand Side Platform?

A adMooH é uma adtech criada com a missão de simplificar a compra e a venda de mídia programática.

Com a plataforma da adMooH, é possível automatizar a compra de espaços publicitários em DOOH e a gestão dos seus anúncios.

Além disso, a plataforma serve também para os próprios veículos de mídia, que podem utilizá-la como supply side platform, cadastrando suas telas e especificações, a localização, o público que atinge e os valores mínimos aceitos.

Entenda como podemos ajudar sua empresa

A adMooH pode ajudar sua empresa a expandir seu alcance, simplificando a compra de mídia programática através da tecnologia e automação.

Que tal testar o nosso software, descobrir as melhores telas de alta definição para exibir seus conteúdos por todo Brasil e tornar sua campanha um sucesso?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Conclusão

Para quem busca anunciar e desenvolver suas campanhas além das ferramentas básicas, entender o que é e qual a importância da demanda side platform é essencial.

Neste conteúdo, exploramos boa parte de sua conceituação, entendendo também seu funcionamento, diferenças para outras ferramentas e as vantagens de utilizá-la.

A demand side platform é um dos pilares da mídia programática e do sucesso de qualquer campanha de marketing atual.

E então, gostou de aprender sobre o assunto? Esperamos que essa introdução seja suficiente para ajudar você a tomar melhores decisões de negócio!

Agora, antes de finalizar, convidamos você a seguir lendo os conteúdos aqui do blog para aprender ainda mais!

Comentários