Felicidade corporativa: como promover a felicidade no trabalho

Felicidade corporativa: como promover a felicidade no trabalho

“A felicidade é o sentido e o propósito da vida, o único objetivo e a finalidade da existência humana”.

A frase acima é do grande filósofo grego Aristóteles, um dos mais importantes formadores de opinião da história.

No entanto, nem sempre é fácil encontrar esse estado de espírito no ambiente de trabalho, onde ocupamos bastante tempo de nossas vidas.

Por isso, cada vez mais as empresas estão se dedicando a promover a felicidade corporativa. Afinal, funcionários felizes são mais produtivos, engajados e saudáveis.

Neste artigo especial do Blog da adMooH, vamos explorar o conceito de felicidade no trabalho, sua importância e práticas que podem ser adotadas pelas organizações para promover um ambiente de trabalho mais feliz.

Engaje colaboradores e controle toda a sua comunicação interna de qualquer lugar com o software de Mural Digital e TV Corporativa da adMooH Corp.

O que é essa tal felicidade corporativa?

Felicidade no trabalho

A felicidade corporativa pode ser definida como um estado emocional positivo, onde o trabalhador se sente satisfeito com suas atividades e com o ambiente em que trabalha.

Isso não significa que ele precise estar feliz o tempo todo, nem que não passará por desafios e turbulências, mas sim que ele encontre um sentido em seu trabalho e sinta que está contribuindo de alguma forma para a empresa e para a sociedade.

Em outras palavras, a felicidade corporativa é um conceito que se concentra na satisfação dos colaboradores e na criação de um ambiente de trabalho saudável e feliz.

A importância de promover a felicidade no trabalho

Promover a felicidade no trabalho não é apenas uma questão de bem-estar dos funcionários, mas também está diretamente ligada ao sucesso das corporações.

Diversos estudos ao redor do mundo mostram que colaboradores felizes são mais produtivos e criativos, têm menos faltas e turnover, além de estarem mais engajados e comprometidos com os objetivos da empresa.

Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia revelou que trabalhadores felizes são em média 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e têm capacidade de venda 37% maior do que aqueles que não se encontram satisfeitos ou em um bom momento.

Outro estudo, realizado pela mesma universidade, mostrou também que esses funcionários têm um sistema imunológico mais forte, o que resulta em menos faltas e licenças médicas.

Além disso, colaboradores felizes ajudam a melhorar a imagem da empresa, atraindo mais talentos e clientes.

Fica cda vez mais claro então que a felicidade corporativa é um diferencial competitivo, especialmente em setores que enfrentam dificuldades para reter talentos.

3 práticas que podem ser utilizadas pelas empresas para promover a felicidade corporativa

Felicidade corporativa

1) Cultura organizacional

Uma cultura organizacional positiva é um dos fatores mais importantes para promover a felicidade no trabalho.

Empresas que possuem valores claros e uma missão bem definida tendem a ter funcionários mais engajados e comprometidos.

Isso pode incluir horários de trabalho flexíveis, trabalho remoto, incentivos e benefícios adicionais, permitindo que os funcionários encontrem um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal.

2) Reconhecimento e recompensas para a felicidade no trabalho

Reconhecimento e recompensas são fundamentais para promover a felicidade corporativa. Afinal, colaboradores que se sentem valorizados tendem a ser mais engajados e comprometidos.

Isso pode ser feito de diversas formas, como oferecer feedbacks positivos, promover programas de incentivo e reconhecimento, oferecer bônus e premiações por desempenho.

Uma cultura de respeito mútuo e colaboração entre a equipe, também é fundamental para a felicidade.

3) Investir no bem-estar dos funcionários

As organizações podem promover a felicidade e bem-estar dos colaboradores investindo em programas de saúde mental, atividades físicas, sessões de relaxamento, dentre outros. 

Essas iniciativas podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o bem-estar e ajudar os funcionários a se sentirem valorizados e cuidados pela empresa.

Investir no desenvolvimento profissional dos funcionários é outra prática fundamental para o bem-estar.

Colaboradores que têm a oportunidade de aprender e se desenvolver tendem a ser mais engajados e motivados.

Isso pode ser feito por meio de programas de treinamento, cursos, coaching e mentoria, além de oferecer oportunidades de carreira e promoção interna.

Uso da comunicação interna digital para promover a felicidade no trabalho

A comunicação interna é um elemento importante para promover a felicidade corporativa.

Ela é responsável por transmitir informações relevantes e garantir que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa. 

Além disso, é possível exibir conteúdos educativos sobre temas relevantes, como saúde, bem-estar, desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros.

Entre as ferramentas de comunicação interna disponíveis, o Mural Digital tem sido cada vez mais utilizado pelas organizações como uma forma de apresentar campanhas educativas, mensagens de incentivo e outros tipos de conteúdos que melhorem a sensação de felicidade no trabalho.

O uso do Mural Digital para promover a felicidade corporativa pode incluir a divulgação de eventos, comemorações de datas importantes, mensagens de agradecimento e reconhecimento.

Além disso, é possível exibir conteúdos educativos sobre temas relevantes, como saúde, bem-estar, desenvolvimento pessoal e profissional, entre outros.

Outra vantagem do Mural Digital é a possibilidade de personalização de conteúdo. As organizações podem criar conteúdos específicos para cada setor ou área da empresa, o que permite que cada funcionário se sinta mais conectado e engajado com sua área de atuação.

A adMooH, inclusive, conta com o adMooH Signage 2ª Geração, um software de sinalização digital que pode ser usado para Mural Digital, permitindo uma comunicação interna dinâmica, fácil e ecológica. 

Em poucos cliques e de qualquer lugar, você consegue controlar todo o conteúdo das telas digitais, promovendo agilidade e engajamento com os conteúdos.

Clique aqui e conheça mais sobre o nosso software: https://site.admooh.com/mural-digital-tv-corporativa/

É importante destacar que essa solução não deve ser utilizada isoladamente, mas sim em conjunto com outras boas práticas de comunicação interna.

É fundamental que as empresas criem uma cultura organizacional que valorize a comunicação e a transparência, além de adotar outras ferramentas de comunicação interna, como newsletters, intranets e plataformas de feedback, onde os funcionários possam se expressar livremente.

Conclusão

Depois de ler esse artigo, com certeza você percebeu que promover a felicidade no trabalho é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Funcionários felizes são muito mais produtivos, criativos e saudáveis, além de estarem mais engajados e comprometidos com os objetivos de crescimento das organizações.

Investir na felicidade corporativa, é então, um tema urgente, que deve ser trabalhado com empenho por todas as empresas.

Aplique hoje mesmo o que aprendeu com a gente, e claro, se precisar de ajudar para implementar uma comunicação interna digital na sua empresa, conte sempre com a adMooH.

Nossa equipe estará sempre aqui para te ajudar.

Até a próxima!

Comentários