Trading Desk: Qual é a importância dela na Mídia Programática?

Trading Desk: Qual é a importância dela na Mídia Programática?

A mídia programática, nos últimos anos, ficou muito mais democrática. Isso significa que, ainda que você não tenha uma empresa de grande porte, dá para rodar campanhas em portais, telas de DOOH espalhadas por supermercados, aeroportos, padarias e afins. E nesse processo de democratização, existe uma parte essencial: a Trading Desk. 

Neste conteúdo, nós vamos te explicar o que significa este termo em inglês (que, pra variar, os publicitários adoram). Além disso, também precisamos compartilhar a importância, vantagens e, ainda, as dicas de contratação de uma Trading Desk. 

Então, continue a leitura e veja como rodar suas campanhas de mídia e, de fato, impactar o público correto!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

O que é a Trading Desk?

O termo Trading Desk remete a empresas focadas em mídia e em operação de mídia. Os profissionais destas empresas utilizam diversas ferramentas para fazer a veiculação de suas campanhas. 

Com isso, é possível contratar um time de profissionais especializados, rodar sua campanha em  mídia programática (em sites e em telas DOOH, por exemplo) e, claro, impactar o público-alvo certo. 

Qual a importância da Trading Desk na mídia programática?

Amídia programática ganhou uma importância enorme para empresas que necessitam anunciar seus produtos e serviços – e a Trading Desk faz parte deste vasto ecossistema.

Dizemos isso porque, através da mídia programática, é possível acessar plataformas que espalham os conteúdos de empresas em diversos meios de divulgação. E é exatamente aqui que entra o papel das Trading Desks. 

O que acontece é que o acesso, por si só, às grandes plataformas de mídia programática custa bem caro. Às vezes, a barreira de entrada é tão alta que o acesso é exclusivo a contas milionárias de anunciantes.

Já por meio das Trading Desks, é possível investir um custo mais acessível e, assim, poder divulgar as campanhas. 

Também vale ressaltar a possibilidade de segmentar mais os anúncios, já que o tipo de mídia do qual estamos falando trabalha com uma infinidade de dados (referentes aos perfis de usuários). 

Ou seja, ao invés de, primeiramente, escolher por quais canais você quer anunciar (como acontecia há alguns anos), dá para escolher o tipo de público. 

Dentro das plataformas chamadas de DSPs, que Trading Desks, também podem ter ou acessar, ainda é viável criar várias segmentações de anúncios. 

trading desk

Quais são as vantagens de uma Trading Desk?

Existem diversas vantagens ligadas à operação de mídia programática através de Trading Desks. Vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir. Confira! 

Democratização

Como dissemos, hoje em dia, você não precisa ter uma empresa de grande porte para rodar anúncios em mídia programática

As Trading Desks possibilitam o uso de ferramentas de campanha e veiculação de anúncios, tudo de forma muito mais fácil. 

Custo acessível 

Os valores investidos em operação de mídia programática também são mais acessíveis, desde que você utilize as Trading Desks. 

É preciso lembrar que, até pouco tempo atrás, veicular campanhas em sites e telas DOOH era algo inviável para os negócios de médio e pequeno porte. 

Relatórios aprofundados e diferentes métricas

As empresas que trabalham com planejamento e operação de campanhas de mídia, além de tudo, disponibilizam relatórios aprofundados. 

Isso é crucial para você entender como os seus anúncios estão surtindo efeito, quanto de retorno financeiro você possui e, claro, ter insights para as próximas campanhas.  

Gerenciamento e compra de mídia em tempo real

Outra vantagem é a facilidade para comprar e acompanhar os anúncios, em tempo real. Esse ponto faz com que você tenha mais rapidez e transparência, na hora de analisar os resultados de suas campanhas. 

Qualquer ajuste necessário pode ser feito imediatamente, o que também ajuda a impactar mais o público e, consequentemente, sair à frente dos concorrentes

Possibilidade de ROI garantido

Pense: as Trading Desks trabalham com várias plataformas data-driven, que segmentam mais e mais as campanhas. 

Com isso, a sua chance de alcançar e conquistar o público certo é bem maior. Sem contar que ainda dá para acompanhar todos os esforços em tempo real. 

Tudo isso, consequentemente, possibilita a melhora do ROI (retorno sobre o investimento) da sua campanha. 

Qual a diferença da DSP para a ATD (Agency Trading Desk)?

trading desk vantagens

DSP e ATD são dois termos muito comuns para as empresas de operação de mídia. 

Veja o significado de cada um deles: 

  • DSP (Demand Side Platform), basicamente, são ferramentas para a compra de mídia. O funcionamento é bem similar ao do Google Ads e Facebook Ads. Ou seja, é também onde são criadas todas as segmentações de anúncios. 
  • ATD (Agency Trading Desk) é referente às empresas que vendem e compram mídia massiva. 

O que acontece é que, como falamos de mídia programática, os dois termos andam juntos: a ATD vai operar sua campanha através de uma DSP. 

Como a Trading Desk auxiliou na democratização da mídia programática?

Além de possibilitar o uso de mídia programática a custos mais acessíveis, as Trading Desks ainda são extremamente práticas. 

Isso porque o uso das ferramentas e plataformas para operação de mídia é complexo. Sem uma Trading Desk, qualquer empresa teria que montar um time especializado ou, ainda, capacitar equipes inteiras. 

Essas tarefas, sem dúvidas, demandam tempo e, principalmente, muito dinheiro. O melhor mesmo é apostar nas empresas de mídia e operação de mídia, que já facilitam tudo!

Quais fatores considerar na escolha de uma Trading Desk?

Agora que você já viu que realmente vale a pena usar ferramentas e plataformas para rodar seus anúncios (por meio de trading desks), confira algumas dicas para fazer a melhor contratação: 

  • conheça quais são as ferramentas disponíveis para a sua campanha (algumas ajudam a segmentar mais os anúncios);
  • aposte em empresas com tecnologias extras, por exemplo, tecnologia mobile para aplicativos e suporte ao DOOH;
  • veja se a Trading Desk em questão tem cases de sucesso;
  • confira como são os formatos de relatórios, se esses documentos realmente possuem riqueza de detalhes;
  • foque em empresas que tenham profissionais experientes e dedicados a te ajudar sempre. 

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Conclusão

Desta vez, nós tratamos sobre  Trading Desk, termo que remete a empresas que fazem mídia e operação de mídia. 

Tarefas como essas são possíveis graças a plataformas de DSP onde os traders segmentam campanhas de mídia. 

Aliás, as segmentações mais detalhadas permitem que você impacte o seu público-alvo com muito mais certeza. Dessa forma, há o retorno sobre o investimento feito.

Ainda, vale ressaltar que as Trading Desks podem oferecer, como um diferencial, os benefícios de uma campanha em DOOH com a adMooH. 

Conectando o DOOH com a mídia programática, a Trading Desk pode te auxiliar na seleção do horário e do local exatos para rodar seus anúncios. Fora isso, você acompanha em tempo real os investimentos. 

Os anúncios em DOOH da adMooH podem ser espalhados por 26 estados e 266 cidades, gerando muito mais impactos! 

Entre em contato agora mesmo com a adMooH e aproveite a democratização da mídia programática! 

Comentários