Tipos de Comunicação: Entenda Quais são e os Benefícios

Tipos de Comunicação: Entenda Quais são e os Benefícios

A comunicação dita a nossa vida e os nossos negócios. Por isso, antes de estudar sobre marketing ou formas de publicidade, é necessário compreender quais os diferentes tipos de comunicação. Você sabia que existem vários?

Desde o começo da história da humanidade, vários tipos de comunicação foram explorados. No entanto, hoje, é possível apontar 3 deles como os principais.

Já sabe quais são e porque são importantes para sua estratégia de marketing? Bom, para entender mais, que tal continuar essa leitura?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Antes de tudo, o que é a comunicação?

o que e comunicacao

A comunicação é o ato essencial de transferir informações de uma pessoa, grupo ou lugar para outro. É uma ação, composta por ao menos um remetente, um destinatário e a mensagem em si.

É simples, certo? Mas saiba que o assunto pode ser muito, mas muito complexo se visto de perto.

Por exemplo: a comunicação hoje é encarada como uma habilidade no mercado de trabalho.

Profissionais com melhor potencial de comunicação têm melhores chances de se saírem bem.

O mesmo pode ser dito de empresas e sua publicidade: a sua comunicação para com seus clientes, seu público-alvo e mesmo seus funcionários pode ditar seu sucesso.

Voltando ao conceito: a transmissão de uma mensagem pode ser afetada (positiva ou negativamente) por uma série de fatores, como a cultura local, o meio utilizado e mesmo as emoções envolvidas.

Quais são os tipos de comunicação?

A comunicação tem várias formas, com origens milenares. Uma mensagem pode variar de não verbal, como um simples olhar e franzir de testa, a verbal, como uma mudança de tom de voz, até visual, em que uma imagem diz mais do que mil palavras.

Que tal entender um pouco mais? Vamos defini-las para facilitar a compreensão, confira:

1. Comunicação Verbal

A comunicação verbal é o uso da linguagem para transferir informações, com uso da fala ou da linguagem de sinais (libras).

É um dos tipos mais comuns, frequentemente usado durante conversas, em aulas, apresentações, videoconferências e reuniões.

A comunicação verbal é importante porque, em poucas palavras, é eficiente.

2. Comunicação não verbal

A comunicação não verbal é o uso da linguagem corporal, gestos e expressões faciais para transmitir informações a outras pessoas. Pode ser intencional ou não.

Quer um exemplo? Quando você sorri sem querer no momento em que ouve uma piada ou história engraçada na mesa ao lado.

A comunicação não verbal é útil para tentar entender os pensamentos e sentimentos dos outros, o que é extremamente influenciado pela linguagem corporal da pessoa.

No entanto, a comunicação não verbal é universal. Você pode entender que um animal está lhe ameaçando apenas pela sua posição.

3. Comunicação escrita

A comunicação escrita é bem simples de entender: trata-se do ato de imprimir símbolos (como letras, números, hieróglifos) para transmitir informações. É útil porque fornece um registro de informações para referência.

A escrita é comumente usada para compartilhar informações por meio de livros, blogs, mensagens digitais e e-mails, cartas e muito mais.

4. Comunicação visual

tipos de comunicao visual

A comunicação visual também é simples de compreender: trata-se da utilização de imagens, fotografias, desenhos, tabelas, gráficos e arte para transmitir informações.

Os recursos visuais são utilizados de várias maneiras hoje em dia, especialmente na publicidade e na comunicação digital.

É um tipo de comunicação que, como todas as outras, pode ser misturada com outros, de modo a criar contextos, mensagens cativantes, impactantes e atrativas.

Como saber qual comunicação é mais eficiente para sua empresa?

O tipo de comunicação mais eficiente para o seu negócio é aquele que melhor transmitir a sua mensagem para o destinatário que você busca.

Por isso, é preciso analisar o alvo da sua mensagem.

Evidentemente, um alinhamento entre gestor e funcionário pode ser feito através da comunicação verbal ou escrita. É objetivo, rápido e direto ao ponto.

No entanto, uma comunicação que vise atingir os seus funcionários em geral — algo comum no dia a dia das empresas — pode ser melhor difundido com a comunicação visual, por exemplo.

O uso de murais digitais espalhados pelo local de trabalho é uma coisa cada vez mais comum.

Qual a importância do Marketing para a Comunicação?

A comunicação de uma empresa é definida por alguns fatores, como a cultura organizacional, a identidade visual e o próprio “tom de voz” da marca.

Esse é um termo que cada vez mais é explorado, especialmente nas campanhas de marketing digital.

Nesse sentido, o marketing tem papel fundamental, pois é uma das estratégias que visa clarificar a comunicação de uma empresa com seu público-alvo, não apenas informando, mas agregando valor e construindo uma relação.

Como a comunicação empresarial com o público tem evoluído?

Desde que a comunicação empresarial tornou-se um dos pilares do sucesso de um negócio, as estratégias de marketing vêm evoluindo muito.

Se antes as mídias offline tomavam conta do dia a dia, hoje todo potencial das mídias digitais se mostra verdadeiramente impactante.

E não falamos apenas dos canais online, como redes sociais e vídeos no Youtube, mas também do DOOH!

O digital out of home é um braço da mídia externa, que usa de telas de alta definição para exibir conteúdos que chamem atenção do seu público-alvo.

Desse modo, através dos diferentes tipos de comunicação empresarial, é possível posicionar a empresa, explorar novos públicos e também aumentar suas vendas.

Benefícios de investir em uma boa comunicação com o público

E na sua empresa, você já começou a criar um plano de mídia e definir as bases da sua comunicação, para encantar e atrair o público?

Entre as vantagens, podemos citar:

  • Gera vendas;
  • Motiva a compra;
  • Conquista novos clientes;
  • Evidencia os diferenciais da sua marca;
  • Gera posicionamento e reconhecimento de marca;
  • Mostra suas soluções para diferentes públicos;

Entenda como a adMooH pode ajudar sua empresa

Já que falamos em diferentes tipos de comunicação, você sabe como sua empresa pode melhorar os seus resultados através de uma boa estratégia de comunicação?

A adMooH é uma das principais adtechs do Brasil.

Desenvolvemos uma plataforma que facilita a compra de espaços de publicidade em telas DOOH? Não apenas isso, mas nossa solução simplifica a gestão dos conteúdos, bem como a mensuração dos resultados de suas campanhas.

Assim, você explora todo potencial de comunicação que a mídia externa tem a oferecer!

Coloque suas campanhas e seus conteúdos em telas de alta definição pelo Brasil inteiro com a adMooH!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Conclusão

Você gostou de aprender mais sobre os tipos de comunicação? Entendemos que é um assunto bem básico, mas notamos que esse tipo de conhecimento pode ser importante para quem trabalha com marketing!

Conseguiu ter alguns insights para melhorar a comunicação do seu negócio? Esperamos que esse conteúdo ajude!

E lembre-se que a plataforma da adMooH é a escolha ideal para potencializar a comunicação do seu negócio!

Comentários