Cultura Digital: Qual o conceito, o que muda e como se adaptar

Cultura Digital: Qual o conceito, o que muda e como se adaptar

É fato: estamos sempre transmitindo ideias, crenças e comportamentos. Para pessoas e empresas, isso significa a possibilidade de criar conexões com meios sociais e com o mundo todo. O mais interessante é que, nas últimas décadas, surgiu uma forma de potencializar a comunicação: estamos falando da cultura digital. 

Você sabe o que significa esse termo, sobretudo, como ele pode transformar a maneira da sua empresa se comunicar e impactar outras pessoas? É exatamente sobre isso que vamos falar neste conteúdo. 

Ao final, você também vai descobrir um jeito eficaz de se adaptar à realidade digital. Continue por aqui e aproveite as informações para  o sucesso dos seus negócios! 

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

O que é cultura digital?

Vamos à base de tudo: o termo cultura, de acordo com o dicionário Michaelis, significa: “Conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social.”

Na cultura digital, acontece exatamente o mesmo. A diferença é que, para a expressão e troca de ideias e comportamentos, são utilizados os meios digitais (internet, computador, celular, tablet e afins). 

Sendo assim, podemos afirmar que a cultura digital é um dos tipos de cultura. 

O que muda com a cultura digital?

A cultura, baseada nos meios digitais, proporcionou muitas mudanças para as sociedades. 

O primeiro ponto é que ela permite uma verdadeira troca de informações e vivências. Em uma rede social, por exemplo, as empresas não só transmitem conteúdos, como também recebem comentários de seus clientes. 

Outra diferença é a rapidez com que informações e dados são trocados entre os meios digitais. 

Além disso, há ainda a possibilidade de se comunicar globalmente. Com um site ou, ainda, com um canal no YouTube, por exemplo, uma empresa pode falar de seus produtos para o mundo todo, e não apenas para a cidade ou estado em que está situada. 

Podemos, ainda, citar outras mudanças, dentro de alguns cenários. Veja: 

Organizações

Muitas organizações públicas e privadas passaram a usar a cultura digital e, assim, conseguiram se comunicar ainda mais com seus públicos. 

Podemos citar, por exemplo, o caso de prefeituras e estados que geram conteúdos para as redes sociais e, com isso, podem se expressar de forma mais clara para os cidadãos. Além disso, conseguem alcançar mais pessoas ao mesmo tempo. 

Empreendimentos

A internet e os equipamentos digitais também foram e são imprescindíveis para os empreendimentos. 

Quem antes precisava alugar um espaço físico para vender produtos, por exemplo, hoje, pode comercializar por meio de um e-commerce. Aliás, a forma de vender pela internet também gera mais competição e fomenta a economia do país. 

Finanças

cultura digital

A maneira de vender e comprar, pelos meios digitais, também pode impactar as finanças positivamente. 

Vamos pensar em uma loja on-line que, ao criar presença na internet, pode atingir um público muito maior. Fora isso, dá para criar conteúdos e estratégias de vendas que sejam mais atrativas para os seus próprios clientes. 

Com o tempo e, a partir dessas estratégias, o número de vendas tende a aumentar, melhorando as finanças do empreendimento. 

Educação

A cultura digital também se faz presente na educação. Hoje em dia, é muito comum encontrar professores e colégios que exploram as tecnologias para transmitir conhecimentos aos alunos e, também, para gerar debates sobre assuntos importantes. 

Por exemplo, um professor de Geografia pode usar um jogo de minecraft para fazer com que os alunos criem bacias hidrográficas. 

Esse tipo de prática gera mais interesse aos alunos, uma vez que os jogos fazem parte da realidade cotidiana da maioria deles. 

A cultura digital também pode ser usada para formar o pensamento crítico e, até mesmo, para desenvolver a inteligência emocional. 

Características da cultura digital

Deu para perceber o quanto a cultura digital tem o poder de transformar realidades, não é mesmo? 

Para o conceito ficar ainda mais claro e, também, para você poder explorar as tecnologias, vamos ver alguns pilares importantes. 

Confira alguns aspectos inerentes da cultura digital: 

Internet

A cultura do tipo digital, como vimos, propõe uma comunicação mais rápida, com verdadeiras trocas entre as pessoas e, além disso, feitas globalmente. 

A maneira mais eficiente para atender a essas necessidades é com o uso da internet. Seja por meio de um site, blog e, principalmente, pelas redes sociais, é possível fomentar a expressão de ideias, comportamentos, crenças e afins (entre determinados grupos sociais). 

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

As TIC representam o conjunto de recursos tecnológicos, por exemplo: computador, celular, tablet, além disso, softwares, e-mail, streaming, grupos virtuais e outros casos similares.  

Ou seja, são todos os recursos que podem criar espécies de ambiente, isso para promover a troca de dados, informações, vivências, comportamentos, etc. 

Redes sociais

cultura digital o que e

As redes sociais também são palco para a realização da cultura digital. O melhor é que existem várias delas disponíveis para as empresas se comunicarem melhor. 

A título de curiosidade, as cinco redes sociais mais utilizadas, no Brasil, são: 

  • YouTube; 
  • Facebook;
  • WhatsApp;
  • Instagram;
  • Messenger. 

Vale muito a pena investir nesses espaços virtuais para, realmente, criar uma troca de informações com o público. 

No Facebook e no Instagram, por exemplo, dá para postar fotos, textos, vídeos, criar grupos entre os usuários e outras práticas. O mais importante é que tudo isso pode ser usado para a divulgação de seus produtos, serviços e valores de marca. 

Como adaptar a sua empresa à cultura digital

A pergunta que ainda resta é: afinal, como usufruir de tantos benefícios da cultura digital? 

O primeiro passo você já tomou, que é entender mais sobre o conceito em pauta. Agora, há a importância de identificar quais são as necessidades e metas da sua empresa. 

Em seguida, veja quais são os recursos tecnológicos que mais fazem sentido para as demandas dos negócios. Além disso, ajustar o tom de voz e a linguagem da marca também é crucial. 

Sem esse cuidado, fica muito mais difícil se comunicar de forma clara e, assim,  impactar os seus clientes. 

Mais um passo importante é difundir a ideia de cultura feita digitalmente por toda a sua empresa e, claro, sempre treinar e atualizar as suas equipes. 

Entenda como a adMooH pode ajudar sua empresa

Você sabia que a adMooH possui um ótimo recurso para você praticar a cultura digital? Nesse caso, estamos falando da plataforma programática em DOOH. 

A adMooH possui mais de cinco mil telas espalhadas de norte a sul do Brasil. Então, você tem a oportunidade de programar, controlar e rodar seus anúncios nessas telas de alta tecnologia. 

Mostre como são seus produtos ou serviços, por meio de vídeos, imagens, animações e afins!

Além disso, também é possível segmentar as suas campanhas por local, dias da semana e classes sociais do seu público-alvo. 

Os anúncios, divulgados em telas de display, têm o poder de gerar mais interesse, engajamento e, claro, conversões dos clientes. Sem dúvidas, é uma maneira de expressar suas ideias e inovações — para determinados grupos sociais — e, assim, entrar no cenário da cultura digital. 

Além da cultura digital da porta para fora, as empresas podem fazer da sua comunicação interna um grande expoente de sua cultura digital com a adMooH, e assim espalhar esta cultura para toda sua empresa. 

Com o adMooh Signage 2ª Geração, as empresas podem modernizar sua comunicação interna com TVs corporativas e Murais Digitais, modernizando e flexibilizando o relacionamento entre empresa e colaborador.

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Conclusão 

Desta vez, o nosso assunto foi a cultura digital. 

Como vimos ao longo dos tópicos, esse conceito quer dizer o conjunto de informações, dados, comportamentos e costumes transmitidos e adquiridos entre determinados grupos sociais. Além disso, são feitos por meio de recursos tecnológicos. 

Dentre as ferramentas de tecnologia, podemos citar o computador, o celular e a própria internet como um todo. 

Usar desse conceito e desses recursos pode te ajudar a se comunicar de forma mais eficiente, realmente impactando mais pessoas, de uma só vez. 

Entre em contato com a adMooH e veja como rodar os seus anúncios em DOOHS espalhados pelo Brasil inteiro! 

Comentários