Gestão de Conteúdo: como fazer de forma eficiente? [7 passos]

Gestão de Conteúdo: como fazer de forma eficiente? [7 passos]

A qualidade de um produto ou de um serviço é algo extremamente importante para atrair e fidelizar clientes — disso não há dúvidas. Mas, há ainda outro ponto, que também desperta o interesse dos clientes e gera a identificação deles com as marcas: estamos falando da criação e gestão de conteúdos. 

Então, será que você sabe como fazer tudo isso de um jeito 100% eficiente? 

Desta vez, nós vamos mostrar como é possível dar o pontapé inicial, planejar e, claro, fazer a execução de conteúdos. 

A organização vai te ajudar a desenvolver e divulgar informações de grande riqueza para os seus clientes e, ainda, nos momentos mais apropriados. 

Continue a leitura e aproveite todas as sugestões para o sucesso da sua marca! 

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro. Conheça a adMooh!

3 fases da gestão de conteúdo

Só para deixar bem claro: a gestão de conteúdo é a tarefa de definir temas e assuntos a serem tratados e, também, a criação de textos, vídeos, infográficos e quaisquer outras formas de expressão. 

Todos esses recursos têm o poder de divulgar o que você vende e de aumentar o valor da sua marca perante o público-alvo e o mercado, no geral. 

Diante de tamanha importância, é necessário saber como gerir os conteúdos. Veja quais são as três etapas fundamentais para isso: 

Iniciação

Essa etapa, como o próprio nome já adianta, consiste em olhar para o projeto em questão e pensar o que o conteúdo, ligado a ele, precisa expressar. 

Um exemplo: imagine que a sua empresa vai lançar um produto, ok? Então, quais tipos de informações podem ser exploradas para divulgar a novidade e atrair o público? Além disso, cabe a essa etapa, a tarefa de pesquisar o que a concorrência já fez e costuma fazer. 

É claro que a intenção não é copiar os conteúdos, apenas se adequar ou, ainda, pensar em um caminho inovador para criar os conteúdos da sua marca. 

Planejamento

Definido qual o objetivo do conteúdo, já é possível partir para o planejamento. Nessa etapa, a equipe precisa discutir em qual formato o conteúdo será feito (áudio, vídeo, texto, foto, etc.). 

Outros pontos importantes têm a ver com o orçamento necessário, definição de equipes e profissionais responsáveis pela criação do conteúdo, estabelecimento das etapas de trabalho, prazo de entrega do conteúdo e quaisquer outros pontos que tenham a ver com a organização. 

Execução

Já a execução propõe a prática do conteúdo mesmo. Então é o momento em que os profissionais começam a desenvolver o conteúdo. 

Nesse processo, também é de extrema importância sempre parar e avaliar se os objetivos estão em cumprimento. 

É claro que qualquer ajuste deve ser feito o quanto antes. Fica a sugestão de realizar reuniões com toda a equipe responsável pelo projeto, ao menos, uma vez por semana. Isso é fundamental para garantir o acompanhamento real do conteúdo. 

7 Passos para uma gestão de conteúdo eficiente

gestao de conteudo como fazer

No parágrafo anterior, nós vimos como montar o planejamento e a execução de um conteúdo. Agora, vamos descobrir algumas dicas gerais para usar no dia a dia. 

Confira os sete passos: 

1. Defina a linha editorial dos seus conteúdos

A linha editorial compreende qual deve ser a essência dos conteúdos. Para isso, a direção da empresa precisa trazer à tona novamente, os valores, missão e visão do próprio negócio. Os três pontos precisam fazer parte dos conteúdos. 

2. Faça sempre alinhamentos com a equipe de criação

A comunicação entre as equipes é muito importante para que todos possam trabalhar no mesmo propósito. Sendo assim, procure sempre reunir os times. 

As reuniões não só podem como devem pautar a essência dos conteúdos, além de temas, processos de criação, cronograma, prazos de entrega e afins.

3. Saiba para quem você está produzindo o conteúdo

Qualquer tipo de conteúdo precisa ser embasado no perfil e nas necessidades do seu público-alvo. Caso contrário, as informações não vão despertar o interesse dos seus clientes. 

O ideal, na verdade, é traçar o perfil do seu cliente (por meio de pesquisas on-line ou presenciais com o público-alvo e estudos nas ferramentas de análise do Google, por exemplo) para só depois começar a criar e fazer gestão de conteúdo. 

4. Faça um planejamento adequado dos conteúdos

A quarta dica, sobre gestão de conteúdo, é listar os seus objetivos. Por exemplo, é possível criar grupos de conteúdos, de acordo com diversas intenções. 

Então, ficaria assim: conteúdos para falar dos benefícios dos produtos, conteúdos para gerar mais conversão, conteúdos para explicar como são feitos os serviços e afins. 

Isso serve para o conteúdo interno também, viu? Os usuários do adMooH Signage 2ª Geração, nosso software digital signage, podem segmentar seu conteúdo de acordo com a audiência que suas telas atendem, ou como bem entenderem. 

Por exemplo, na tela da recepção de uma empresa, apenas conteúdos institucionais. Já em uma fila de espera, um mix entre entretenimento e notícias de interesse geral. No andar do administrativo, informações e notícias relacionadas com o departamento… E assim vai!

5. Defina os temas centrais antes da produção do conteúdo

Mais um ponto ligado à gestão de conteúdo é já definir temas e subtemas, antes de começar a produzir as informações e dicas. 

Pense, por exemplo, no universo temático em volta dos seus produtos ou serviços. Suponha que você tenha um centro de spa, ok? Além de gerar conteúdos para falar dos seus tipos de massagens, dá para ir além no universo temático… 

Fale sobre aromaterapia, dicas de playlists para relaxar, boas marcas de óleos e hidratantes corporais, etc. 

6. Crie um cronograma

Ter muitas ideias para a criação de conteúdos é algo excelente. Mas tudo precisa realmente ficar muito bem organizado. 

Uma ótima solução é criar um cronograma tanto para o desenvolvimento quanto para o disparo de conteúdos. 

E se você trabalha com o público B2B, é de extrema importância seguir o calendário do varejo. Dia dos Pais, Dia das Mães, Páscoa, Black Friday, Natal e afins precisam ser datas para o disparo de conteúdos “especiais”.

7. Mensure os resultados
gestao de conteudo admooh

Criar conteúdos, como vimos até aqui, pode ser excelente para atrair e fidelizar clientes. Só que, claro, todos os resultados devem ser observados e analisados constantemente.

De nada adianta “apenas” criar vídeos e textos, por exemplo, veicular, mas não saber os impactos disso. 

Então, confira sempre como as suas criações estão surtindo efeitos entre o seu público-alvo. 

Benefícios de uma boa gestão de conteúdo

A boa gestão de conteúdo faz toda a diferença, independentemente do tipo e do tamanho da empresa. Veja os bons frutos que você pode colher: 

  • mais pessoas interessadas no que a sua marca faz;
  • aumento no número de vendas;
  • melhora da imagem da sua marca;
  • destaque da sua empresa perante à concorrência;
  • estratégias mais voltadas às necessidades dos seus clientes; 
  • melhora da forma como a sua marca se comunica. 

Viu só como é possível fazer uma boa gestão de conteúdo? E para disparar todas as ideias, você pode contar com as soluções da adMooH. Esta empresa trabalha com plataforma de mídia programática em DOOH. 

Isso significa que você pode veicular os seus conteúdos em telas de alta resolução localizadas em: hipermercados, aeroportos, pontos de ônibus, dentre outros lugares. 

Além disso, também dá para solicitar um display para a sua própria empresa. Divulgue ideias e dicas para os seus clientes! Aliás, também dá para se comunicar com os seus funcionários por meio dos displays. 

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooh!

Conclusão 

Criar conteúdos é algo muito interessante para as empresas. As informações ajudam a divulgar produtos e serviços, dão dicas valiosas para os clientes e fazem com que a marca ganhe notoriedade no mercado. 

Só que, para ter uma excelente criação e disparo de informações, também é crucial apostar na gestão de conteúdo. 

Neste texto, nós vimos como planejar e executar um projeto ligado a geração de conteúdos e, ainda, outras sete indicações para aplicar no dia a dia. Comece agora mesmo a definir os temas e subtemas que a sua empresa divulgará! 

Para isso, claro, também conte com a alta tecnologia da adMooH. Veicule seus conteúdos em telas (DOOH) espalhadas pelos quatro cantos do Brasil ou, se for o caso, tenha um display em seu próprio espaço! 

Comentários