Real Time Bidding (RTB): Como funciona e Quais as Vantagens?

Real Time Bidding (RTB): Como funciona e Quais as Vantagens?

Real time Bidding significa “leilão em tempo real” e é uma metodologia que transformou a compra de publicidade digital. É essencial que tanto anunciantes quanto veículos de mídia entendam esse conceito ao entrar no mundo da mídia programática.

Antigamente, a compra de publicidade era composta de uma transação individual entre o veículo de mídia ou publisher com o anunciante.

Hoje, com o RTB, é possível realizar a compra ou venda de espaços publicitários em tempo real, através de uma plataforma digital.

Que tal conhecer mais sobre essa metodologia? Nesse conteúdo, vamos introduzir o assunto e explicar seu funcionamento. Vamos lá?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

O que é Real Time Bidding (RTB)?

o que e real time bidding

Real time bidding é um  modo de comercialização  espaços publicitários digitais através de um leilão automatizado.

Com o RTB, os veículos de mídia podem vender rapidamente seus espaços de anúncios .

O RTB permite que esses veículos de mídia disponibilizem seu inventário de espaços publicitários para uma ampla rede de anunciantes num leilão que acontece em frações de segundo.

Importância do Real Time Bidding

O real time bidding tem vital importância para os dois lados (anunciantes e veículos) quando falamos na compra e venda de espaços publicitários. O principal ganho é a eficiência.

Graças ao leilão em tempo real que o RTB possibilita, os anunciantes não precisam se dirigir individual e diretamente aos veículos e publishers.

Pense bem: esse é um processo desgastante, demorado, com negociações exclusivas — e, bem, valores que variam muito!

Usando a tecnologia de RTB, esses mesmos anunciantes podem acessar uma grande variedade de espaços publicitários.

Desse modo, o anunciante pode comprar o espaço publicitário com base nas impressões que ele gera.

A métrica utilizada como guia para o lance no leilão em tempo real é o CPM (Custo por Mil impactos/impressões ou pessoas únicas atingidas).

Desse modo, os anunciantes podem criar e investir em campanhas mais assertivas — hipersegmentadas — de modo a melhorar o ROI.

Qual a diferença entre compra programática e RTB?

É comum confundir real time bidding com compra programática de mídia. Afinal, são a mesma coisa? Direto e objetivo: não, mas são conceitos relacionados.

O RTB, por si só, é uma metodologia variante da compra de mídia programática. É uma parte de todo um processo.

Ela se baseia no uso de um sistema que automatiza um leilão em tempo real, exatamente como o termo indica.

Já a compra programática se refere a qualquer sistema de publicidade digital impulsionado por tecnologia onde o investimento do anunciante só é concluído no exato momento de veiculação do anúncio. A compra programática pode até envolver inteligência artificial.

É uma técnica mais ampla, que conecta tanto uma oferta vinda de uma SSP (Supply Side Platform) quanto uma demanda de uma DSP (Demand Side Platform) — mas não necessariamente em tempo real, nem em formato de leilão.

Como funciona o Real Time Bidding?

O funcionamento do real time bidding é a parte mais complexa de todo processo. Lembrando que o RTB é apenas um dos modelos de negociação para os espaços publicitários na mídia programática, mas, com a plataforma da adMooH, isso acontece através de private deals (e isso por si só daria outro artigo).

No caso de anúncios em sites, os lances começam no momento em que um visitante está prestes a visitar a página — sim, tudo em questão de segundos ou milissegundos.

Quando isso acontece, aciona uma solicitação de lance da parte do veículo de mídia.

Essa solicitação pode incluir vários outros fatores, como dados demográficos do usuário, histórico de navegação, localização, dispositivo, sistema operacional, navegador, e mesmo dados como idade, escolaridade, entre outros.

Essa solicitação (com todos esses dados) é repassada ao Ad Exchange (plataforma que permite compra e venda de inventário de publicidade de diferentes adNetworks, fazem a ponte entre DSPs e SSPs), que repassa para vários anunciantes que já estão fazendo lances em tempo real.

Como falamos, o lance é dado com base nas impressões do espaço publicitário (que é determinada por esses dados que mencionamos).

E claro, como é um leilão, o lance mais alto vence e, em fração de segundos, o anúncio é veiculado no site.

Vantagens do Real Time Bidding

vantagens real time bidding

Se você busca reforçar a sua estratégia de marketing, utilizar o RTB para anunciar de maneira mais assertiva pode ser um grande acerto da sua empresa.

Que tal entender alguns benefícios do real time bidding? Confira!

Segmentação do público

O RTB permite que anunciantes comprem espaços publicitários guiados puramente por segmentação. Assim, podem atingir o público-alvo exato, onde quer que estejam (seja na Internet ou em seu dia a dia), sem desperdiçar seu orçamento.

Economia

Quando você investe em publicidade digital através do RTB, paga somente pelas impressões relacionadas ao seu público-alvo. É uma forma mais justa de monetizar telas e espaços publicitários.

Melhores resultados

Com o real time bidding, você garante que seu anúncio seja relevante para o usuário ou pessoa trafegando no local específico.

Assim, você não gasta dinheiro com um público-alvo que não tem interesse em seu negócio e conquista melhores resultados!

Maior lucro

A vantagem de investir com RTB é que você aloca seu orçamento em impressões. Ou seja, exatamente no público-alvo que você deseja. Isso maximiza a possibilidade de ROI sobre seus anúncios.

A adMooh funciona como um Real Time Bidding?

Agora que esclarecemos mais sobre o RTB, fica a dúvida: a adMooH é uma plataforma de real time bidding? A resposta breve é que não ainda, mas é uma plataforma de DOOH programático.

Nossa plataforma de DOOH programático permite que veículos de mídia vendam seu inventário de telas (outdoors digitais, murais digitais, painéis de LED, digital signage em geral) com antecedência e por um preço fixo.

Mas essa é uma questão de tempo, já que buscamos cada vez mais integrar os inventários de veículos de mídia DOOH ao nosso portfólio.

Em um futuro próximo, o RTB da adMooH pode sim ser uma realidade!

Veja as vantagens de anunciar na adMooH

Entre as principais vantagens de anunciar com a adMooH, destacamos:

  • Plataforma simples e intuitiva;
  • Você pode analisar investimentos e audiência em tempo real;
  • Acesso a inventários completos de telas de veículos de todo Brasil;
  • Liberdade para selecionar o horário e o local exato para colocar seus anúncios;
  • Permite a compra, a gestão do conteúdo de seus anúncios e o acesso a relatórios de desempenho;

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Conclusão

E aí, gostou de aprender mais sobre o real time bidding?

Esse é um assunto repleto de camadas e esperamos que esse conteúdo serviu como uma introdução completa para você!

Se tiver qualquer dúvida, que tal deixar aqui nos comentários?

Até a próxima!

Comentários