O que é CPM, Como Funciona e Como Otimizar?

O que é CPM, Como Funciona e Como Otimizar?

O CPM significa “custo por mil” impressões, impactos ou pessoas únicas atingidas por um anúncio. É uma métrica eficaz para a precificação das suas campanhas em mídia externa ou online.

No momento em que você entra no mundo da mídia programática, é comum lidar com alguns termos próprios do segmento.

DSP, SSP, DOOH são alguns exemplos.

No entanto, nenhum deles é tão repetido na hora de contratar um espaço para anunciar suas campanhas do que CPM.

Afinal, do que se trata essa métrica? Porque ele é tão importante para a publicidade digital, seja externa ou online, e como otimizar o CPM das suas campanhas?

Essas e outras perguntas nós vamos te responder nesse conteúdo. Vamos lá? Continue a leitura para aprender mais!

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

O que é CPM?

entenda o que e cpm

O custo por mil impactos, impressões ou pessoas únicas atingidas (CPM) é um modelo de precificação de publicidade. Ele representa o valor que os anunciantes pagam aos veículos de mídia a cada mil impressões ou impactos que seu anúncio gera.

É comum que os canais de mídia já possuam um certo custo por mil impactos definido.

Esse indicador, no entanto, não é um resultado definitivo.

É, na verdade, calculado em cima de um público em potencial que visita o site, a página da rede social ou o local físico onde o anúncio será veiculado.

Como funciona o CPM?

O CPM é um indicador simples de entender. Ele funciona assim: digamos que você encontrou um canal com CPM anunciado de R$ 10,00. Significa que você pagará R$ 10,00 cada vez que seu anúncio gerar 1000 impressões em determinado canal.

O cálculo é o seguinte:

CPM = Custo total da campanha / (Nº de impressões ou pessoas impactadas / 1000)

Essa distinção entre “impactos”, “impressões” e “pessoas impactadas” tem relação com a forma de publicidade que estamos falando.

Isto é, o CPM é tanto uma ferramenta utilizada para precificar anúncios 100% digitais (como aqueles que você compra no Google Ads), como também no out-of-home, através de mídia programática.

Desse modo, enquanto sites calculam o CPM através do seu tráfego de pessoas online, um veículo de mídia vai calcular o CPM de suas telas DOOH de acordo com o tráfego à pé próximo delas.

Em quais campanhas é usado CPM?

O CPM é utilizado em campanhas de todos os tipos, seja para precificar anúncios externos, como em outdoor digitais, até anúncios online em websites ou blogs.

Agora, o tipo de campanha pode variar também.

É que, caso você ainda não saiba, quando você vai comprar um espaço de anúncio em algum canal digital, você pode escolher entre 3 indicadores para a precificação do espaço:

  • CPM – Custo por Mil: você paga um valor X a cada mil impactos ou impressões.
  • CPC – Custo por Clique: você paga um valor X a cada clique realizado no anúncio.
  • CPA – Custo por Aquisição: você paga um valor X a cada aquisição (independente do objetivo final da campanha, seja realizar uma venda ou conseguir dados de um novo lead).

O CPM é uma boa escolha quando você está em busca de explorar canais com maior tráfego de pessoas, com campanhas de branding para expandir o alcance, lançamento de novos produtos ou para atingir vários públicos de uma só vez.

Quais as Vantagens das Mídias que Usam CPM?

O CPM apresenta algumas vantagens bem interessantes para os anunciantes, sendo um indicador extremamente útil para campanhas que visem certos objetivos.

Entre eles, podemos mencionar:

  • Previsibilidade de resultados: para anunciantes com foco na visibilidade da marca, a métrica de CPM permitirá que eles saibam de forma aproximada quantas pessoas eles estão alcançando, ajudando a projetar os resultados e tendo maior controle da campanha.
  • Alcance da marca: o CPM é um indicador que simplifica o entendimento sobre o alcance das suas campanhas. Por isso, se você quiser atingir o tipo certo de público, saberá exatamente onde fazê-lo e quanto irá pagar para cada mil impactos.
  • Economia de custos: comparando com outros modelos, o CPM pode ser muito mais barato e eficiente, especialmente se sua intenção é espalhar a sua mensagem ou expandir sua presença. Trata-se de um investimento inteligente.

Qual a diferença de CPM e CPC?

A principal diferença entre CPM e CPC é que o primeiro é um indicador que mede o custo de um anúncio a cada mil impressões do mesmo, já o segundo mede o custo de um anúncio a cada clique que recebe.

Na comunicação digital online, existe a dúvida se uma empresa deve optar pelo CPM ou CPC na hora de selecionar o método de cobrança dos seus anúncios.

Lembre-se: CPM é sobre impressões.

Se o objetivo de sua campanha é aumentar a visibilidade e o reconhecimento de sua marca, então o ideal é investir em milhares de impressões, concorda?

O CPM é um indicador versátil, que pode ser utilizado tanto na mídia out of home (na mídia programática, você compra anúncios DOOH utilizando o CPM como métrica), como na online.

Agora, se você busca gerar tráfego e aumentar as conversões online, talvez seja uma boa investir nos cliques.

Qual é um bom CPM?

qual um bom cpm

Você provavelmente está analisando o investimento em publicidade com um orçamento definido em mente. Mas qual o segredo para investir da forma certa? Ou melhor: qual é um bom CPM?

Bom, vamos lá: não há como definir se o CPM é “bom” ou “ruim” com base no seu custo apenas.

O que você pode fazer é analisar os dados de desempenho anteriores (cruzando informações das suas campanhas passadas com os dados do canal em questão), avaliando o impacto da campanha em seu ROI para concluir se deve ou não fazer o investimento.

Um bom CPM é aquele que funciona melhor para o seu negócio, sempre.

Para concluir qual é o mais adequado às suas necessidades, você deve analisar os dados e monitorar suas campanhas.

Como otimizar o CPM das suas campanhas?

Existem diferentes formas de otimizar o CPM das suas campanhas. Ou seja, reduzir os custos e aumentar o alcance dos seus anúncios. Como? Confira as dicas rápidas:

  • Teste e amplie os públicos-alvos;
  • Teste novos horários de exibição dos anúncios;
  • Atualize o conteúdo dos anúncios, buscando atrair mais atenção;
  • Busque saber todos os canais de mídia externa que você pode investir.

Você pode também aumentar o seu lance (ou seja, gastar mais), mas exibir seus anúncios em telas DOOH melhor localizadas.

Assim, atinge mais pessoas e com diferentes perfis.

Como a adMooH pode te ajudar?

A adMooH é uma adtech com uma solução que pode ajudar você, anunciante, a colocar suas campanhas em telas DOOH por todo o Brasil!

Isso porque nossa solução, o Signage 2ª Geração, permite que você faça toda gestão de anúncios, bem como automatiza a compra dos espaços publicitários.

A plataforma integra anunciantes de todo o Brasil com o inventário de telas DOOH de veículos de mídia do país inteiro.

Basta definir seu orçamento, que a própria ferramenta vai encontrar as telas dentro da sua realidade, para que você faça a compra e exiba seus anúncios.

Tudo simples, rápido e econômico. Que tal conferir mais?

Anuncie na mídia que está no cotidiano de pessoas do país inteiro, conheça a adMooH!

Conclusão

Nesse post, falamos mais sobre o CPM e como o custo por mil impressões é utilizado hoje na publicidade digital.

Trata-se de uma métrica versátil, útil tanto para campanhas de marketing digital online como para estratégias que exploram o digital out of home e todo potencial da mídia externa.

E agora, quer continuar aprendendo? É só seguir lendo o nosso blog para conferir tudo sobre o mundo da mídia programática!

Comentários